Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em meio à polêmica e protesto, vereadores aprovam cidadania teresinense de Gracinha Mão Santa

Gracinha foi uma das deputadas eleitas com a pior votação na capital, a parlamentar parnaibana obteve no último pleito de 2022 apenas 2.862 em Teresina

26/06/2024 às 12h11

26/06/2024 às 13h51

A Câmara Municipal de Teresina aprovou na manhã desta quarta (26) o título de cidadão teresinense para a deputada estadual Gracinha Mão Santa. A concessão da honraria foi marcada pelo questionamento de vereadores do partido dos trabalhadores que chegaram a afirmar que a parlamentar parnaibana não teria serviços prestados por Teresina. Em resposta o propositor da matéria, Aluísio Sampaio (PP), criticou o que chamou de “política rasteira”

Gracinha foi uma das deputadas eleitas com a pior votação na capital, a parlamentar parnaibana obteve no último pleito de 2022 apenas 2.862 em Teresina, sendo a quinta deputada eleita menos votada no maior colégio.

Deputada Gracinha Mão Santa durante sessão plenária na Assembleia - (Thiago Amaral/ Ascom Alepi) Thiago Amaral/ Ascom Alepi
Deputada Gracinha Mão Santa durante sessão plenária na Assembleia

Em defesa do título, Aluísio Sampaio alegou que a parlamentar trabalha pela capital desde os tempos em que o pai, o ex-governador Mão Santa, comandava o executivo estadual . Durante a votação Dudu e Venâncio questionaram a atuação de Gracinha em favor de Teresina e criticaram a proposta recente dela de conceder o título de cidadão piauiense ao empresário Elon Musk. Venâncio inclusive se absteve de votar a favor do título.

Aluísio Sampaio rebateu os ataques dos parlamentares petistas.

“Eu acho que não é nem faltar respeito com a deputada Gracinha, a gente não pode é politizar. Sou um vereador de oposição e já reconheci atitudes positivas de governo. A gente não pode fazer uma política rasteira, temos que fazer uma política com altivez. A deputada Gracinha é uma deputada corajosa, merece todo o respeito de qualquer casa legislativa do Brasil”, afirmou.

Aluísio SampaioVereador PP
Vereador Aluísio Sampaio durante entrevista - (Tarcio Cruz/  O DIA) Tarcio Cruz/ O DIA
Vereador Aluísio Sampaio durante entrevista

Desde o início da atual legislatura Gracinha tem sido a principal opositora de Rafael Fonteles na Assembleia. Dudu diz desconhecer a atuação da deputada em Teresina.

“O título de cidadania teresinense é dado a quem ajuda a construir a cidade. Eu em deferência ao próprio Aluísio votei favorável, agora desconheço o trabalho da deputada Gracinha em Teresina. Ele que apresente o que foi que ela apresentou de emenda para a cidade para a gente ver quem está com a verdade. A gente tem uma deputado que propõe um título para o Elon Musk ? Não é alguém que quer construir Teresina nem o Brasil”, concluiu.

A deputada Gracinha Mão Santa foi procurada pela reportagem na Assembleia Legislativa do Piauí, porém não foi localizada nesta quarta.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.