Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Filho de ex-deputado é preso por aplicar golpes em restaurantes de Teresina

Grupo fazia pedidos em aplicativos e cancelava a compra após o recebimento, gerando prejuízo de até R$ 8 mil a restaurante de comida oriental.

31/05/2023 às 10h46

28/09/2023 às 15h40

O filho do ex-deputado Fernando Monteiro, identificado como Lauro Alberto Cavalcante Monteiro, é um dos presos na Operação Compras Online. Ele é um dos acusados de aplicar golpes em restaurantes de Teresina e causar um prejuízo de cerca de R$ 8 mil a um estabelecimento de venda de comidas orientais. A informação foi confirmada pelo delegado Filipe Bonavides, da Superintendência de Operações Integradas.

 - (Reprodução/Polícia Civil) Reprodução/Polícia Civil

Ao todo, cinco pessoas foram presas na ação, sendo três homens e duas mulheres. Uma delas acabou sendo liberada após ter sido ouvida.

Os presos foram identificados como:

-José Afonso de Moura dos Santos, conhecido como Mineiro e que seria o mentor do esquema;

-Jenifer Aparecida dos Santos Carvalho, namorada de Mineiro;

-Lauro Alberto Monteiro, filho do ex-deputado Fernando Monteiro;

-Jefferson Guimarães Campelo Leite;

-A namorada de Jefferson, que não teve o nome informado e foi liberada após o depoimento.

Em entrevista, o delegado Filipe Bonavides deu detalhes de como funcionava o esquema criminoso. De acordo com ele, Mineiro, como mentor da quadrilha, obtinha dados de cartões de créditos de pessoas pela internet e através de aplicativos de mensagens. Então, ele inseria dados falsos em aplicativos de compras de comida e cooptava outras pessoas oferecendo descontos.

“A pessoa comprava e pagava para ele via pix, mas ele não mandava a comida para o endereço dela. Ou seja, ele aplicava o golpe no restaurante e ainda arrecadava o dinheiro de outras pessoas. A princípio, ele só comprava comida por aplicativo, mas ficou comprovado que ele tem envolvimento em outras atividades”, explicou o delegado. Na casa de Mineiro a polícia encontrou ainda uma estufa para plantação de maconha.

Polícia encontrou plantação de maconha na casa de Mineiro - (Reprodução/Polícia Civil) Reprodução/Polícia Civil
Polícia encontrou plantação de maconha na casa de Mineiro

As investigações começaram a partir da denúncia do proprietário do restaurante de comida oriental, que percebeu uma frequência nas compras seguidas de cancelamentos de pedidos. O estabelecimento fica na zona Leste da capital. Esses golpes foram reportados em abril deste ano. Nesta manhã (31), a polícia cumpriu os mandados de prisão temporária contra os acusados para coletar provas e tomar depoimentos.

O delegado Filipe Bonavides acrescentou ainda que as investigações vão apurar se outros estabelecimentos foram vítimas das ações criminosas do grupo. “O que chama a atenção é que a maioria [dos envolvidos] são pessoas de boa condição e instrução que com acesso a tudo que se pode ter, mas que se beneficiavam dessas situações. É lamentável porque a gente não espera que essas pessoas tirem vantagem de uma coisa tão pequena”, finaliza o delegado.

Mais sobre: