Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem que matou ex-mulher e ateou fogo no filho tem prisão preventiva decretada

Marcos Fortes Sousa está internado no HUT em estado grave. Justiça enviou comunicado ao hospital informando da prisão preventiva.

06/05/2024 às 09h36

A justiça converteu o flagrante e decretou a prisão preventiva de Marcos Sousa Fortes, acusado de matar a ex-mulher, Helioene de Andrade, a facadas e atear fogo na casa onde vivia o filho do casal, a mãe e a irmã da vítima. O crime aconteceu na sexta-feira (03) na cidade Altos. Após o crime, Marcos teria tentado tirar a própria vida, se jogando na frente de um carro. Ele está internado em Estado grave no HUT e precisou ser entubado.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) já enviou comunicado à Secretaria de Justiça (Sejus) e ao HUT informando da prisão preventiva de Marcos. A decisão foi proferida ontem (05) pelo juiz da Vara de Plantão de Teresina. O magistrado acatou o pedido do Ministério Público pela conversão do flagrante de Marcos em preventiva. No parecer, o promotor Ari Martins destacou que a forma como o acusado tirou a vida de Helioene demonstra alto grau de periculosidade e que a adoção de outras medidas cautelares diversas à prisão é uma ameaça à ordem pública.

Marcos Fortes Sousa sofreu graves queimaduras e está internado deste o dia do crime - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Marcos Fortes Sousa sofreu graves queimaduras e está internado deste o dia do crime

"Se trata de feminicídio perpetrado com grande violência [...]. O delito foi perpetrado na presença das filhas da ofendida, menores de idade, o que torna a conduta ainda mais grave. É inviável a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, pois a periculosidade do paciente indica que a ordem pública não estaria acautelada com sua soltura", afirmou o representante do MP.

Ao decretar a prisão preventiva de Marcos, o juiz da Vara de Plantão destacou que o flagrante do acusado preenche todos os requisitos legais e que há prova suficientes da materialidade da autoria do crime. O magistrado reafirmou o argumento do Ministério Público sobre o perigo na liberdade do acusado para a garantia da ordem pública.

"O crime praticado com extrema crueldade e com consequências graves e irreversíveis teve grande repercussão social e com número significativo de vítimas. Nesse sentido, a gravidade concreta do delito é circunstância apta a justificar a necessidade de custódia cautelar", finaliza o juiz ao decretar a prisão preventiva de Marcos Fortes Sousa.

Helioene de Andrade foi morta a facadas pelo ex-marido em Altos - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Helioene de Andrade foi morta a facadas pelo ex-marido em Altos

Homem matou a ex-mulher a facadas e tentou matar o filho, a ex-sogra e a ex-nora

A tragédia causada por Marcos Fortes Sousa aconteceu na sexta-feira (03) na cidade de Altos. O acusado matou a ex-mulher, Helioene de Andrade, 38 anos, e, em seguida, ateou fogo na casa onde viviam sua ex-nora, sua ex-sogra e seu filho com a vítima, um adolescente de 13 anos.

Ao sair do imóvel, Marcos teria corrido em direção à estrada e se jogado na frente de um carro, numa tentativa de atentar contra a própria vida. Vizinhos que viram a casa em chamas ajudaram a socorrer as vítimas. O filho do casal teve 80% de seu corpo queimado e está em estado grave no HUT.

Marcos também ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Teresina em estado grave e neste final de semana precisou ser entubado. Ele não chegou a ser levado para a delegacia em razão de seu estado, mas mesmo assim foi autuado. A justiça enviou notificação ao HUT informando da conversão do flagrante em preventiva junto com o mandado de prisão a ser cumprido nas dependências do hospital.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.