Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem suspeito de matar idosa no Parque Brasil III é indiciado por feminicídio e furto

Polícia Civil concluiu o inquérito sobre a morte da idosa; vítima foi encontrada morta, seminua e amarrada dentro do banheiro de sua residência.

01/11/2024 às 08h01

O Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu o inquérito sobre a morte de Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos, a idosa encontrada morta e amarrada dentro do banheiro da própria casa no Parque Brasil III. Francisco Firmino de Assis, de 44 anos, que mantinha um relacionamento com ela foi indiciado por crime de feminicídio, além do crime de furto.

Francisco Firmino de Assis, acusado do crime - (Divulgação / Redes Sociais) Divulgação / Redes Sociais
Francisco Firmino de Assis, acusado do crime

Após a conclusão do inquérito, Francisco permanece preso e o processo deve ser encaminhado para o Ministério Público, que poderá oferecer denúncia à Justiça. O indivíduo já prestou depoimento à DHPP. De acordo com a delegada Nathalia Figueiredo, coordenadora do Núcleo de Feminicídio, Firmino teria cometido o crime porque Maria de Jesus teria começado a lhe negar o cartão de crédito e o carro para que ele saísse. Os dois tinham um relacionamento há cinco meses, segundo a família da vítima.

O suspeito possui, segundo a delegada, alguns traços de psicopatia. “Eu questionei a ele, já que ele tinha acesso às coisas da vítima e ela por vezes saía de casa e deixava ele sozinho, por que ele só não levava os objetos sem ceifar a vida dela. Para gente ficou claro que além de levar o que ela tinha, ele tinha sim a intenção de matar. Durante o interrogatório ele foi colaborativo e contou toda a história. Contou inclusive que já imaginava que seria preso. Então você uma pessoa com um aspecto de psicopatia, porque ele não aparentava ter nenhum arrependimento em relação ao fato”, explicou a delegada.

Relembre o caso

O crime aconteceu no dia 21 de outubro deste ano. Maria de Jesus dos Santos foi encontrada morta dentro do banheiro da própria residência na Rua Bruno no Parque Brasil III, zona Norte de Teresina. A vítima estava no chão amarrada, com marcas de estrangulamento e de outras agressões físicas pelo corpo. A ocorrência foi atendida por uma equipe da Força Tática do 13º Batalhão da Polícia Militar.

Idosa encontrada amarrada e morta no Parque Brasil III - (Divulgação / Polícia Militar - PI) Divulgação / Polícia Militar - PI
Idosa encontrada amarrada e morta no Parque Brasil III

Os familiares disseram à polícia que não tinham muitas informações sobre o companheiro de Maria de Jesus. Nathalia Figueiredo, do núcleo de Feminicídio da DHPP, afirmou que o fato de ele não ter comparecido ao local para colaborar com as investigações levantou suspeição contra o companheiro de Maria de Jesus.

"Os dois já estavam se relacionando a quatro meses e causa estranheza a nós ele não estar presente na casa. Tinha um familiar que morava no mesmo terreno, mas não na mesma casa. Os familiares serão ouvidos, as diligências e acreditamos que em breve daremos a resposta”, detalhou Nathalia Figueiredo. Segundo o relatório da PM, testemunhas relataram que o homem deixou o local por volta das 15h, utilizando o veículo de Maria de Jesus, um Renault Clio de cor prata. Francisco Firmino foi preso próximo a um shopping da capital no último dia 23 de outubro.

Marcas de sangue foram encontradas na residência. - (Divulgação / Polícia Militar - PI) Divulgação / Polícia Militar - PI
Marcas de sangue foram encontradas na residência.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.