Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem tenta aplicar golpe do falso Pix pela sexta vez em loja em Teresina e é preso

Ele tentou adquirir um eletrodoméstico sem realmente pagar pelo produto. Fraude foi percebida pela própria empresa, que acionou a polícia.

17/02/2024 às 10h21

Foi preso nesta sexta-feira (16) em Teresina um homem identificado pelas iniciais M.A.A.I, acusado de tentar aplicar o golpe do falso Pix contra uma loja de eletrodomésticos em Teresina. O que chamou a atenção é que esta não foi a primeira, mas sim a sexta vez que ele tentou aplicar o golpe no estabelecimento para adquirir produtos sem pagar por eles.

A prisão foi efetuada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). O delegado Tales Gomes, gerente de Polícia Especializada do Piauí, deu mais detalhes de como o acusado praticava o crime.

“Ele enviou um comprovante falso de pix com o objetivo de efetuar a compra de um eletrodoméstico em uma loja de Teresina. A loja acionou a Polícia Civil após constatar que se tratava de comprovante falso. Para se ter uma ideia, em outras cinco oportunidades além dessa ele havia praticado o mesmo tipo de golpe contra a empresa. Durante a abordagem foi constatado ainda que ele se encontrava com um celular roubado”, diz o delegado.

Homem tenta aplicar golpe do falso Pix pela sexta vez em loja em Teresina e é preso - (Arquivo Agência Brasil) Arquivo Agência Brasil
Homem tenta aplicar golpe do falso Pix pela sexta vez em loja em Teresina e é preso

Conforme explicou Tales Gomes, o crime praticado por M.A.A.I é o de estelionato na modalidade falso Pix. Ele foi autuado e encaminhado para a sede da DRCI para os procedimentos legais.

A polícia faz um alerta para evitar cair em golpes do falso Pix. O delegado Tales Gomes orienta que as empresas sempre façam a conferência junto à instituição financeira do recebimento dos valores de vendas realizadas pela modalidade de pagamento instantâneo.

Confira abaixo outras dicas para evitar cair no golpe do falso Pix

O golpe do falso Pix tem se tornado uma prática comum de fraude financeira com a popularização da modalidade de pagamento instantâneo no Brasil. Confira abaixo alumas dicas para evitar cair neste tipo de golpe:

  • Verifique os dados da transação: antes de confirmar qualquer transação via Pix, verifique cuidadosamente os dados do destinatário, como nome completo, CPF ou CNPJ, e chave Pix. Certifique-se de que correspondem aos dados da pessoa ou empresa com quem você está lidando.
  • Evite transferências para desconhecidos: se você receber uma solicitação de pagamento via Pix de alguém que você não conhece ou não reconhece, verifique a identidade da pessoa e a legitimidade da transação antes de prosseguir.
  • Desconfie de ofertas muito boas para serem verdade: golpistas muitas vezes tentam atrair vítimas fazendo ofertas tentadoras ou promoções irresistíveis. Se algo parece bom demais para ser verdade, é importante investigar e questionar a legitimidade da oferta.
  • Não compartilhe informações pessoais: nunca compartilhe informações confidenciais como senhas, códigos de segurança ou números de cartão de crédito com desconhecidos ou em sites não confiáveis.
  • Utilize canais seguros de comunicação: se estiver em dúvida sobre uma transação ou solicitação de pagamento, entre em contato com a pessoa ou empresa por meio de canais de comunicação seguros e oficiais, como números de telefone confirmados ou e-mails verificados.
  • Mantenha seu dispositivo seguro: certifique-se de manter seu dispositivo (computador, smartphone, tablet) protegido com softwares antivírus atualizados e evite clicar em links suspeitos ou baixar aplicativos de fontes não confiáveis.
  • Esteja ciente de técnicas de engenharia social: golpistas podem usar técnicas de manipulação psicológica para convencer você a realizar uma transação sem questionar sua legitimidade. Esteja ciente dessas técnicas e mantenha-se vigilante.
  • Reporte atividades suspeitas: se você suspeitar de atividade fraudulenta ou receber uma solicitação de pagamento suspeita via Pix, reporte imediatamente à sua instituição financeira e às autoridades competentes.