Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Integrantes do tribunal do crime são presos em Teresina

Ao todo, 13 pessoas já foram detidas na Operação DRACO 100 nos bairros Vila Ferroviária, Washington Feitosa, Monte Horebe e Residencial Firmino Filho.

18/03/2024 às 07h46

A Polícia Civil desarticulou uma célula do tribunal do crime que agia nas zonas Sul e Sudeste de Teresina durante a Operação DRACO 100, que foi deflagrada nesta segunda-feira (18). Ao todo, 13 pessoas foram presas. Dentre elas, há integrantes do tribunal do crime que agia a serviço de uma facção criminosa. A informação foi confirmada à reportagem de O Dia pelo coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa.

A polícia cumpriu 25 mandados judiciais entre ordens de prisão e de busca e apreensão. Os integrantes do tribunal do crime foram presos na Vila Ferroviária e nos Residenciais Washington Feitosa, Monte Horebe e Firmino Filho.

Draco 100 crumpre 25 mandados em bairros da zona sul e sudeste de Teresina - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Draco 100 crumpre 25 mandados em bairros da zona sul e sudeste de Teresina

A Operação DRACO 100 é um desdobramento de outra ação deflagrada em janeiro pela polícia contra facções criminosas em Teresina. Naquela ocasião, a polícia cumpriu diversos mandados na região da Vila Ferroviária mirando justamente em uma célula do tribunal do crime que atuava na região. No entanto, um dos alvos acabou fugindo. A partir das prisões efetuadas à época e das informações coletadas, os agentes conseguiram localizar este indivíduo hoje (18) juntamente com outros integrantes do tribunal do crime. Ele estava escondido na Vila Mandacaru.

“Todas as 13 pessoas presas hoje têm envolvimento com facções atuavam principalmente em crimes violentos como roubos e homicídios. Alguns deles pertenciam à célula do tribunal do crime que investigamos na DRACO 84, em janeiro. Um deles fugiu e ficou escondido na Vila Mandacaru, onde foi encontrado hoje. É a prova de que não há local onde o DRACO não consiga entrar”, afirmou o delegado Charles Pessoa.

Confira vídeos da Operação:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Mais de 100 integrantes de facções já foram presos em 2024 pelo DRACO

A Operação DRACO 100 marca um ano de criação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Esta divisão da Polícia Civil atua voltada especificamente para o combate à atuação de facções criminosas em Teresina e já conseguiu efetuar mais de 500 prisões em 2023. Somente nos meses de janeiro e fevereiro, já foram mais de 100 detidos nas ações do DRACO. O objetivo é que até o final de março, mais de 150 pessoas membros de facções em Teresina sejam detidos.

Integrantes do tribunal do crime são presos em Teresina - (Divulgação/Polícia Civil ) Divulgação/Polícia Civil
Integrantes do tribunal do crime são presos em Teresina

“Nossa expectativa é superar 2023 e terminar este ano com mais de 700 prisões feitas. Mas para isso, precisamos contar com o apoio da sociedade também. O DRACO tem esse viés que é ser construído a diversas mãos: tanto os operadores e agentes de segurança pública, quanto a própria sociedade. Ela é fundamental principalmente encaminhando informações de quem tem vínculo com essas facções”, finaliza o delegado Charles Pessoa.

O DRACO possui um Whatsapp específico para o recebimento de denúncias anônimas. O número é (86) 99964-0647. A polícia garante o sigilo da identidade de quem denunciar.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.