Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Internos fogem após rebelião no CEM, em Teresina

Ao todo, 10 internos conseguiram fugir no local após pularem o muro

29/03/2024 às 13h29

29/03/2024 às 14h58

Atualização

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) informou na tarde desta quinta-feira (29) que três adolescentes e dois agentes socioeducativos ficaram feridos e precisaram de atendimento durante a fuga. A pasta responsável pelo Centro Educacional Masculino (CEM) disse que apura se houve falha na segurança do local

"A situação já foi controlada e todos os internos já retornaram para seus alojamentos. Três adolescentes e dois agentes socioeducativos sofreram ferimentos leves e já estão recebendo atendimento médico.

A Sasc informou que será feita uma apuração interna detalhada, para saber se houve ou não falhas de procedimentos", disse a nota divulgada.

Matéria original

Uma rebelião no Centro Educacional Masculino (CEM), na zona Norte de Teresina, foi registrada na manhã desta sexta-feira (29). Ao todo, 10 internos conseguiram fugir no local após pularem o muro.

Segundo informações do 9º Batalhão da Polícia Militar, os internos conseguiram acesso a várias áreas do estabelecimento e empreenderam fuga. Os educadores de plantão perceberam a movimentação e acionaram a polícia. 

Rebelião no Centro Educacional Masculino (CEM) - (Arquivo / O Dia ) Arquivo / O Dia
Rebelião no Centro Educacional Masculino (CEM)

Após deixarem o local, os internos chegaram a invadir residências nas proximidades. A busca pelos menores começou com os educadores e prosseguiu com a chegada da Tropa de Choque da Polícia Militar. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros também foi acionada devido à suspeita de princípio de incêndio.

A direção dos CEM disse que até o início da tarde nove internos já tinham sido recapturados. Um servidor do centro ficou ferido e precisou de atendimento durante a busca pelos menores. 

Fuga em Bom Jesus

Em fevereiro, 17 detentos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez da cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí. Os foragidos arrombaram um cadeado e fizeram buracos nos muros de contenção para realizar a fuga. Após a ocorrência, Denyse Costa e Silva, gerente da penitenciária foi exonerada do cargo. Além dela, o gerente-adjunto da penitenciária, Denis Ferreira de Sousa, também foi exonerado do cargo.

Operação em presídios

As 17 unidades prisionais distribuídas em Teresina e no interior do Piauí serão alvo durante a Semana Santa da Operação Páscoa, deflagrada nesta quinta-feira (28) pela Secretaria de Justiça do Estado (Sejus). A ação teve início pela Cadeia Pública de Altos e seguirá até o próximo domingo.

O diretor de Administração Penitenciária da Secretaria da Justiça, o policial penal Reginaldo Moreira, explicou que a medida tem como objetivo realizar vistorias nas estruturas e celas a fim de retirar ilícitos e preservar a ordem nos ambientes carcerários.