Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Janja e Cida Gonçalves acompanham inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Teresina

A Casa da Mulher Brasileira está localizada na zona norte da capital e atenderá mulheres em vulnerabilidade social e vítimas de violência

08/03/2024 às 19h00

A primeira-dama Janja Lula da Silva e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, participam remotamente da inauguração da Casa da Mulher Brasileira nesta sexta-feira (8), em Teresina. O espaço, localizado no bairro Primavera, zona norte da capital, é considerado um marco na prestação de serviços às mulheres em vulnerabilidade social e será gerido em parceria entre prefeitura e os governos estadual e federal.

A inauguração, que teve início às 17h, está sendo transmitida ao vivo e pode ser acompanhada pelo canal do Youtube do Governo do Piauí

Janja e Ministra Cida Gonçalves participam de inauguração de Casa da Mulher Brasileira em Teresina - (Reprodução ) Reprodução
Janja e Ministra Cida Gonçalves participam de inauguração de Casa da Mulher Brasileira em Teresina

Ao todo, o Governo Federal investiu R$ 5,5 milhões na construção da unidade. A Casa da Mulher Brasileira de Teresina ocupa 3,6 mil metros e oferecerá assistência a mulheres vítimas de violência em uma estrutura que contempla serviços de triagem, acolhimento, alojamento, apoio psicossocial e jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para as crianças.

De acordo com o Governo do Piauí, em 2023, o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) recebeu 3361 chamadas relacionadas a casos de violência doméstica em todo o estado. Em comparação com 2022, quando foram registrados 2540 casos, houve um aumento de 32,32% no número de chamadas.

Em relação às chamadas de emergência em Teresina, houve um aumento de 20,87% em 2023, com 1361 chamadas registradas, em comparação com 1126 casos em 2022.

Teresina registra aumento de denú - (Jorge Machado/O Dia) Jorge Machado/O Dia
Teresina registra aumento de denú

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina é a nona unidade do país a entrar em funcionamento. Em dezembro, a casa de Salvador (BA) foi inaugurada com um investimento de R$ 10 milhões, registrando 400 atendimentos em seu primeiro mês. As outras unidades estão localizadas em São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Curitiba (PR), Boa Vista (RR) e Ceilândia (DF). Entre janeiro e dezembro de 2023, essas unidades atenderam um total de 197.154 mulheres.