As jornalistas Maria Clara Estrêla e Nathalia Amaral, do Sistema O Dia de Comunicação, foram as grandes vencedoras do 19º Concurso de Reportagem Dom Avelar Brandão Vilela, promovido pela Arquidiocese de Teresina. Elas conquistaram o 1º Lugar nas categorias Portal e Impresso, respectivamente. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (05) pela Arquidiocese de Teresina e a entrega dos prêmios acontecerá, oficialmente, nesta quinta-feira (06), no Auditório Paulo VI - Centro Pastoral.
As matérias foram desenvolvidas durante a 28ª Caminhada da Fraternidade, que teve como tema “O amor chamou, eu vou”. Para sua matéria publicada no Portal ODIA.com, intitulada “Como você manifesta o amor que sente?”, a repórter Maria Clara Estrêla comenta que se inspirou nos pequenos gestos, mas que causam grandes mudanças, desenvolvidos através das ações, da fraternidade, da doação, da entrega e do amor ao próximo.
“Já que o tema era vocacional, eu abordei como as pessoas atendiam a esse chamado, e as pessoas que entrevistei disseram isso, que o amor está nos pequenos gestos, porque o que significa é a intenção, é poder ajudar a quem está precisando”, enfatiza.
A repórter Nathalia Amaral escreveu a matéria “Uma caminhada de cuidado e acolhida: o amor está na doação”, que foi publicada no Impresso. Nas páginas do jornal, ela contou histórias de pessoas que ouviram o chamado do amor, especialmente ao próximo. “São pessoas que, através das suas ações, tanto na caminhada, como para além dela, conseguem demonstrar o seu amor ao próximo e, principalmente, por Deus. A caminhada é um momento muito bonito, de ver as pessoas em comunhão e poder contar tantas histórias de amor e devoção”, comenta.
A Caminhada da Fraternidade é uma das diversas ações realizadas pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), que desenvolve serviços e presta atendimento especializado aos enfermos, idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou atingidas por diferentes formas de violência.