O governador Rafael Fonteles comentou pela primeira vez o anúncio de apoio de Bárbara do Firmino (Progressistas) ao pré-candidato à Prefeitura de Teresina pelo PT, o deputado estadual Fábio Novo. Fonteles disse ser "mérito do Fábio Novo" a adesão da filha do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho, que há pouco tempo era vista como integrante do bloco de oposição liderado pelo ex-prefeito Silvio Mendes.
Por carregar o nome do pai, Firmino Filho - que governou a cidade por quatro mandatos e é considerado uma das grandes lideranças políticas surgidas em Teresina - na própria identidade políticas, o apoio de Bárbara é considerado importante para a campanha de Fábio Novo à Prefeitura. O governador ressaltou que com esse e outros apoios, Fábio vai se credenciando para a disputa eleitoral de 2024.
"Cada vez mais o Fábio se legitima perante os líderes, e em breve perante a população, se Deus quiser, para as discussões sobre Teresina. Eu estou focado na administração, mas no momento certo irei dar o nosso apoio ao deputado Fábio Novo", complementou Rafael Fonteles.
A parlamentar oficializou a adesão em coletiva na Assembleia Legislativa do Piauí. A filha do ex-prefeito Firmino Filho deixou a oposição após desentendimentos com bloco político do senador Ciro Nogueira (Progressistas).
Após a confirmação do apoio, Fábio concedeu entrevista coletiva na Alepi e falou em atrair todas as forças possíveis.
“Eu sempre disse que todos nós que nascemos em Teresina ou que escolhem a cidade para viver, estudar, trabalhar. Eu escolhi Teresina e nós temos uma responsabilidade com essa cidade. E desde fevereiro, quando começamos esse movimento pela reconstrução da cidade de Teresina, movimento que é de todos e todas. Temos atraído todas as forças possíveis, independentemente da cor partidária”, disse o pré-candidato à Prefeitura.
Decisão de Bárbara desagradou lideranças do Progressistas
Após o anúncio, o deputado federal Júlio Arcoverde (PP) veio a público e demonstrou tristeza com a adesão da deputada Bárbara do Firmino (PP) à candidatura de Fábio Novo (PT) para a Prefeitura de Teresina. O parlamentar criticou a decisão da deputada e cobrou uma reflexão dos companheiros de legenda sobre o valor do projeto que estava sendo construído em Teresina.
Segundo o deputado o sentimento é de decepção com a escolha da companheira de legenda. “Isso nos traz uma reflexão para saber até que ponto a gente pode acreditar em um projeto partidário, um projeto de bem que estávamos plantando para o bem da nossa cidade. Até agora o único sentimento que estou nutrindo em relação a deputada é um sentimento de decepção”.