Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Plataforma Data O Dia disponibiliza dados sobre Teresina

Os usuários terão acesso a dados sobre Saúde, Educação, Saneamento, População, Mercado de Trabalho, Registro Empresarial, Transporte e o Perfil do Eleitor de Teresina

12/06/2023 às 12h18

27/09/2023 às 23h53

Já imaginou encontrar dados sobre Saúde, Educação, Saneamento, População, Mercado de Trabalho, Registro Empresarial, Transporte e o Perfil do Eleitor relacionado à Teresina em um só lugar? Isso será possível através do ‘Data O Dia’, que está disponível no site do PortalODIA.com desde a última quarta-feira (07). A plataforma é uma continuidade do Anuário do Piauí, realizado pelo Sistema ODIA de Comunicação desde 2008.

Agora, na modalidade online, os usuários terão, na palma da mão, todas as informações sobre a capital, mas de maneira simplificada. Quem está a frente do projeto é o economista Domingos Júnior, que explica como será feita a coleta dos dados que irão alimentar a plataforma.

O economista Domingos Júnior reunirá os dados dos principais órgãos, como IBGE, Sebrae, Ministério do Trabalho, entre outros - (Jorge Machado/ODIA) Jorge Machado/ODIA
O economista Domingos Júnior reunirá os dados dos principais órgãos, como IBGE, Sebrae, Ministério do Trabalho, entre outros

“A plataforma é um ambiente aberto, com a função de gerar dados para a população, pesquisadores, formadores de opinião, políticos, entidades, meios de comunicação e todos que buscam informações sobre o município de Teresina. É uma ferramente que visa colaborar com o trabalho da população, reunindo informações do IBGE, do Sebrae, do Ministério do Trabalho, da Previdência Social, dos Ministério da Saúde, da Educação e da Cidadania. Conforme o dado é divulgado pelo órgão, em até 24 horas ele já está disponível na plataforma”, comenta.

Para acessar o ‘Data O Dia’, o usuário deverá entrar no site do PortalODia.com e clicar no banner da plataforma. Lá, será possível fazer a busca pelo dado que deseja acessar através dos painéis interativos. Os dados serão apresentados em formato de tabelas e gráficos, facilitando a leitura e o entendimento dessas informações.

Plataforma Data O DIA está disponível no - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Plataforma Data O DIA está disponível no

“Esses dados terão a série histórica, comparando a meta proposta pelo órgão específico que o usuário está buscando e como está em Teresina. E teremos novas ferramentas conforme o desenvolvimento e contribuição dos usuários que acessarem. Em breve, também teremos uma seção de geoprocessamento, onde tem escolas, saúde, praças, campos de futebol, entre outros”, disse o economista Domingos Júnior.

Mais sobre: