Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia intima mais de mil pessoas para devolverem celulares roubados aos donos

Ação foi planejada após análise dos boletins de ocorrência de 2022. Polícia marcará data para restituir celulares aos reais proprietários.

14/09/2023 às 11h57

28/09/2023 às 14h57

Mais de 1 mil pessoas que estavam de posse de celulares roubados foram intimadas pela Polícia Civil para prestar depoimento sobre a origem dos aparelhos e entregá-los para serem devolvidos aos seus reais donos. A intimação foi feita na última segunda-feira (11) e os depoimentos foram tomados na terça (12) e na quarta (13).

Polícia intimou mais de mil pessoas que estavam de posse de celulares roubados - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Polícia intimou mais de mil pessoas que estavam de posse de celulares roubados

Ao todo, foram realizados 361 atendimentos e assinados 148 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Ao todo, foram recuperados 170 celulares. De acordo com o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Especiais da Polícia Civil, a ação é referente a roubos registrados no ano passado.

"Nós fizemos a análise de todos os boletins de ocorrência de roubo e furto de celulares registrados em Teresina em 2022 e agora estamos identificando com quem estão esses aparelhos e recuperando-os. O próximo passo é fazer a restituição em massa. Devemos marcar uma data para que as vítimas compareçam à Secretaria [de Segurança] para receber seus aparelhos

Matheus Zanattasuperintendente de Operações Especiais da Polícia Civil
O delegado Matheus Zanatta explica que os celulares serão restituídos aos seus donos - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
O delegado Matheus Zanatta explica que os celulares serão restituídos aos seus donos

Até o fim do ano, 20 mil pesoas devem ser intimadas a devolver celulares

A restituição de celulares roubados aos seus donos no Piauí é parte da ação da Polícia Civil no combate aos crimes de roubo e furto, sobretudo em Teresina. O foco das operações é justamente os vendedores destes aparelhos roubados e a prática do crime de receptação por parte de quem adquire estes aaparelhos de forma irregular.

Mais de 20 mil celulares ro - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Mais de 20 mil celulares ro

De acordo com o secretário de Segurança, Chico Lucas, o objetivo é que até o final de 2023, 20 mil pessoas sejam intimadas a devolverem celulares roubados em todo o Piauí. Naquele mês, a polícia devolveu 260 aparelhos aos seus respectivos donos. O secretário lembrou ainda que os donos dos aparelhos roubados que não devolverem os celulares na primeira etapa da investigação serão punidos pela justiça.