Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Possibilidade de "coligação cruzada" em 2024 na capital

A ideia está sendo ventilada nos bastidores

25/05/2023 às 10h22

28/09/2023 às 14h10

A estratégia da "coligação cruzada" adotada por PSD e MDB em 2022 pode se repetir nas eleições municipais de 2024 em Teresina. A ideia está sendo defendida nos bastidores. 

A "coligação cruzada" é um tipo de aliança informal entre partidos políticos. Desde 2017 as coligações proporcionais foram extintas após a reforma no código eleitoral. 

A experiência aconteceu ano passado no Piauí, de forma pioneira no Brasil, com os partidos MDB e PSD. Os candidatos a deputado estadual mais competitivos das duas siglas foram todos para o MDB, e os candidatos a deputado federal se filiaram ao PSD. 

Ao final do pleito, o PSD elegeu a segunda maior bancada de deputados federais do Piauí, ficando atrás apenas da federação PT/PV/PC do B, e o MDB ficou com a segunda maior bancada de deputados estaduais. 

Algumas alas políticas defendem nos bastidores que, para as eleições de 2024 na capital, o PSD lance apenas o candidato a prefeito e o MDB lance os candidatos a vereador dos dois grupos.

Plenário da Câmara Municipal de Teresina  - (Jailson Soares) Jailson Soares
Plenário da Câmara Municipal de Teresina

No momento, tanto o PSD como o MDB tem três vereadores com mandato que devem buscar a reeleição. O PSD tem apresentado o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio como pré-candidato a prefeito. 

Mais sobre: