A Prefeitura de Teresina anunciou na manhã desta quarta (05) o envio do projeto de lei à Câmara Municipal de Teresina para a realização de concurso público na Secretaria Municipal de Educação da capital. Ao todo serão ofertadas de 800 a 1000 vagas para professor do primeiro ciclo, professor do segundo ciclo, pedagogo e psicopedagogo, com carga horária de 20h ou 40h semanais a depender da função exercida. Além dos educadores o certame irá oferecer vagas em 17 profissões que irão dar suporte ao planejamento e substituirá servidores que hoje são terceirizados na pasta.
O projeto de lei que viabilizará a realização do concurso foi protocolado na Câmara Municipal de Teresina, na última terça(4) e deve ser analisado pelos vereadores. O texto foi encaminhado em regime de urgência para o legislativo municipal.
Dr. Pessoa comentou sobre o projeto e destacou que o projeto era uma de suas promessas de campanha. “É uma proposta que estava no nosso plano de governo, estamos trabalhando fortemente entre 800 e mil vagas no concurso para a Prefeitura Municipal de Teresina. O trabalhador tem segurança quando é aprovado e tem uma evolução da sua carreira na sua área específica. Essa proposta de concurso surgiu após diálogo com professores e profissionais de educação. Estamos oferecendo também promoção, progressão de carreira para os professores. Vamos investir ainda em tecnologia com microcomputadores para alunos”, afirmou o Prefeito
Já o Secretário de Educação de Teresina, Nouga Cardoso, confirmou que após a realização do concurso a nomeação será imediata. “A partir de um estudo da rede percebeu-se que na administração da Secretaria de Educação estavam profissionais cedidos a disposição de outros órgãos, como também muitos servidores em cargos de serviço terceirizado. É muito difícil se fazer um planejamento sem esses profissionais efetivos. São duas mensagens, uma expandindo o número de vagas de professor e outra que cria cargos em outras atividades profissionais necessárias para a operação da Semec. É um total de 17 outras profissões. Tão logo o processo do concurso seja concluído iremos chamar os aprovados”, afirmou.
Aprovação na Câmara
Após um processo de reestruturação da base governista na Câmara, aumentando o espaço para parlamentares e convocando suplentes, o Prefeito Dr. Pessoa demonstrou confiança com a aprovação do texto no legislativo. “Eu não acredito que a Câmara Municipal de Teresina, pessoas qualificadas, irão criar obstáculos para melhor o conhecimento na quantidade e na qualidade, não acredito não. Não estou nem me preocupando com isso aí”, finalizou.