O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) reforçou que a folha de pagamento do Município será cumprida mesmo com a queda de mais de R$ 25 milhões na receita da capital no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (28), Dr. Pessoa afirmou que o pagamento continuará sendo efetuado como sempre foi, dentro do mês.
Ele anunciou o pagamento dos servidores já para esta quinta-feira e até o próximo dia 31. “Graças a Deus e ao esforço concentrado, porque a PMT perdeu um valor significativo do ICMS, afora o FPM. Tivemos que trabalhar de manhã, de tarde e de noite, concentrando esforços para aqueles que trabalham na Prefeitura tenham seus salários em dia como manda a constituição”, disse Dr. Pessoa.
Essa redução do repasse do FPM para Teresina se deve, dentre outros pontos, aos dados obtidos com o Censo Demográfico 2022 feito pelo IBGE. É que o nível de crescimento atingido em Teresina acarretou na diminuição do quociente de repasse pelo Governo Federal. Os dados do Censo mostraram que a população de Teresina aumentou apenas 6,3%.
Somente em julho, a capital piauiense perdeu R$ 25,1 milhões em comparação com o mesmo período do ano passado. A medida chegou a ser criticada pelo prefeito da capital.