Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura instalará grade para evitar desastres em galeria da zona leste

Na última sexta e sábado fortes chuvas atingiram a capital deixando ruas alagas e causando estragos em toda a capital

15/01/2024 às 10h51

A Prefeitura de Teresina anunciou na manhã desta segunda (15) que instalará uma grade metálica para tentar evitar novos desastres nas obras da galeria da zona leste de Teresina. A instalação ocorrerá na altura da rua Herbert Parentes, no bairro São Cristóvão.

A obra será desenvolvida pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), Defesa Civil e Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas da Zona Leste (SAAD Leste).

Obra da galeria da zona leste de Teresina - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Obra da galeria da zona leste de Teresina

Na última sexta e sábado fortes chuvas atingiram a capital deixando ruas alagas e causando estragos em toda a capital. De acordo com os dados da Estação Leste do Centro Nacional de Alerta e Monitoramento de Desastres (Cemaden) em menos de 4h de duração, a precipitação pluviométrica registrada foi de 33,8mm. Este índice é considerado elevado para um curto espaço de tempo. Na zona leste, próximo às obras da galeria, veículos foram arrastados pela correnteza.

A medida, de acordo com a Prefeitura, faz-se necessária para que os veículos não sejam levados pela correnteza.

“O local é uma passagem natural de um riacho e será resolvido com a obra da galeria, que está em andamento. Neste momento, a obra está finalizando o trecho próximo à rua Darcy Araújo e depois faremos o trecho que passará pela rua Herbert Parentes. Com isso, essa situação será, finalmente, resolvida”, destaca o presidente do Comitê Emergencial de Enfrentamento aos Desastres Naturais, Edmilson Ferreira, que também é diretor-executivo da ETURB.

Segundo ele, essa nova fase da obra, que contempla o trecho da rua Herbert Parentes, está em fase de licitação e, dentro de três meses, os contratos já devem estar assinados.

Enquanto isso, faremos um bloqueio com uma grade metálica resistente para que, se houver um arraste de carro até aqui, não passe pela grade. Já fizemos isso na região do bairro Satélite. Aqui precisamos fazer de imediato. Já me reuni com a Saad Leste e com a Semduh, para agilizar isso",

Edmilson FerreiraDiretor-executivo da ETURB.
Com informações Ascom PMT