Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reaberto, Mirante da Ponte Estaiada permite giro panorâmico de 360° pela paisagem de Teresina

Do alto do mirante, é possível ver pelo menos 32 importantes pontos turísticos e órgãos da capital

28/10/2023 às 08h16

28/10/2023 às 08h16

Neste mês de outubro, foi reaberto o Mirante da Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, em Teresina. Deste, que é um dos principais pontos turísticos da capital, é possível dar um giro panorâmico visual de 360° na paisagem aérea da cidade. De um mesmo lugar, o visitante pode ver parte da extensão do Rio Poti, passando pelos shoppings na zona Leste, podendo ver de longe o Gigante da Redenção, o Estádio Albertão na zona Sul da capital. E até o Aeroporto de Teresina, na região Norte.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Mirante da Ponte Estaiada foi reaberto ao público  - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Mirante da Ponte Estaiada foi reaberto ao público

A ampla visão possibilitada pelo Mirante se deve à altura da estrutura metálica, que é de 95 metros. A vista de lá é privilegiada, já que não há prédios próximos que atrapalhem a visualização; pelo contrário. Por estar sobre o Rio Poti, a área de preservação ambiental ao redor permite uma grande área aberta. Quando estava em pleno funcionamento, o Mirante recebia cerca de 50 mil pessoas por ano. Porém, após um período fechado, as visitações caíram consideravelmente.

Mirante proporciona vi - (Assis Fernandes) Assis Fernandes
Mirante proporciona vi

Mas mesmo assim, o local continua a encantar quem vive aqui ou quem mora fora de Teresina. É o caso do Seu Paulo Cesar, que visitou pela segunda vez o Mirante. Ele é natural de Teresina mas vive em São Paulo há 32 anos. E possui poucas lembranças de infância da capital. Ao chegar no Mirante e se deparar com uma cidade cosmopolita, com muitos edifícios e suas avenidas sempre movimentadas, o olhar do teresinense radicado na Terra da Garoa inevitavelmente brilhou.

Paulo Cesar veio de São Paulo para conhecer o ponto turístico  - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Paulo Cesar veio de São Paulo para conhecer o ponto turístico

"Eu achei muito linda a minha cidade. Tem muitas coisas boas aqui. Tenho 32 anos fora daqui, mas a nossa cidade é maravilhosa. Não tenho o que falar mal, não. Quanto a cidade cresceu depois que eu saí. Eu nem a conheço mais... tanto que ela já cresceu. Não tem como não se admirar, fico sem palavras", disse o visitante, encantado com a vista panorâmica da cidade.

O Mirante conta com uma espécie de mapa, que fica no rodapé dos vidros de visualização panorâmica. São 32 pontos que identificam os principais locais que o visitante precisa conhecer em casa uma das zonas da cidade. Pontos como a UFPI, o Albertão, o Encontro dos Rios, os museus, as igrejas. Tudo está identificado, dando a sensação de que você passeou pela cidade sem ter saído do Mirante.

Um giro pela cidade de Teresina  - (Assis Fernandes/ODIA ) Assis Fernandes/ODIA
Um giro pela cidade de Teresina

Uma ótima experiência para quem quer conhecer Teresina. Talvez não seja tão agradável para quem tem medo de altura. É o caso da Dona Maria de Jesus Rêgo, parente de Paulo César. A aposentada sempre relutou em ir ao Mirante, por puro medo. Recusou vários e vários convites. Mas quando Paulo a chamou, Dona Maria não teve como recusar o pedido do parente que há tempos não via.

Teresinense Maria Rêgo visitou o MIrante pela primeira vez. - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Teresinense Maria Rêgo visitou o MIrante pela primeira vez.

"O pessoal chamava, e eu dizia não vou não. Eu não vou! Aí ele chegou e quando ele está aqui, por todo lado que o Paulo vai ele quer me levar, sabe?! 'Não se preocupe, não, bora', ele disse. E acabei vindo. Mas essa primeira experiência foi muito boa, muito bonita Graças a Deus. Nossa Teresina é bonita", diz, cheia de orgulho da cidade onde vive. Dona Maria ficou ainda mais feliz quando conseguiu identificar o bairro onde mora, o Três Andares.

Ao reconhecer o Albertão, que fica no vizinho Redenção, viu de longe as casas próximas da residência dela. Uma emoção que ela afirma jamais esquecer! E afirma: "O teresinense precisa conhecer mais disso. Do que é nosso. Vemos os turistas ficarem mais encantados com o Mirante do que nós mesmos. Todo teresinense deveria vir aqui".

Visão do Rio Poti do Mirante da Ponte Estaiada - (Assis Fernandes/ODIA ) Assis Fernandes/ODIA
Visão do Rio Poti do Mirante da Ponte Estaiada

Além de ponto turístico, local inspira vivência de momentos únicos

Raimundo Delmiro e Rafaela de Maria tinham poucas horas de casados. Os dois haviam acabado de celebrar a união civil e escolheram a parte de baixo do Mirante da ponte para fazerem as fotos oficiais do casamento. Ainda emocionados por terem vivido tal momento único, eles contaram que a natureza que cerca a ponte e a vista da cidade - onde os dois nasceram, cresceram, se conheceram e agora se uniram - é inspirador. O que motivou a escolha do cenário para o casório ser eternizado nas fotografias.

 - (Assis Fernands/ODIA) Assis Fernands/ODIA

"É um local turístico, que recebe muitos visitantes. E ao mesmo tempo há a beleza desse lugar: é bem arborizado, a natureza está ao redor, é arejado. E se tornou um atrativo para fotos. E lá em cima, a vista geral de Teresina. Então, a gente consegue conciliar o útil ao agradável: cenário bonito para as fotos, contemplando a paisagem", destacou Raimundo.

 - (Assis Fernands/ODIA) Assis Fernands/ODIA

SERVIÇO: O que você precisa saber sobre o Mirante da Ponte Estaiada!

- A entrada do Mirante fica na Av. Raul Lopes, zona leste de Teresina;

- Funciona de terça a domingo, das 8h às 14h;

- A taxa cobrada é de R$ 4,00 a inteira e R$ 2,00 a meia (para estudantes). Crianças abaixo de 10 anos e idosos estão isentos da taxa;

- Tempo de visitação é de 10 minutos.

- Pode ser pago em dinheiro em espécie e cartão de crédito