Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reajuste de salários: Dr. Pessoa confirma envio de projeto para a Câmara

No último mês de fevereiro o prefeito anunciou um reajuste salarial de 5% para os professores da rede municipal

08/03/2024 às 09h58

O Prefeito Dr. Pessoa confirmou ao Portal O dia a finalização do projeto de lei que definirá o percentual de reajuste salarial dos servidores municipais da capital. O texto deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal de Teresina nas próximas semanas. A expectativa é que o percentual esteja acima dos 4,6% de inflação registrados em 2023.

No último mês de fevereiro o prefeito anunciou um reajuste salarial de 5% para os professores da rede municipal, um percentual acima do índice estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), que definiu o novo piso salarial dos professores da educação básica com um aumento previsto de 3,62%.

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa

Apesar do anúncio de Dr. Pessoa, professores da rede municipal decidiram nesta semana iniciar uma greve no sistema educacional. Os trabalhadores pleiteiam um reajuste salarial na casa de 20%. Além de pagamento do passivo de 2022 e 2023, e, ainda, reajuste de servidores grupo funcional básico.

O Prefeito explicou que ainda não definiu o percentual, porém confirmou que o projeto deve ser finalizado esta semana.

“Existe sim a previsão do reajuste, a rodada final me parece que é hoje ou amanhã desta conclusão desse reajuste. Não posso lhe responder precisamente, mas que já estamos trabalhando sim. Não temos um percentual ainda definido”, afirmou.

De acordo com o gestor a precaução se dará pelo risco de ultrapassar os limites estabelecidos na lei de responsabilidade fiscal.

“Estamos trabalhando com muito cuidado, para não ultrapassar a lei de responsabilidade fiscal e dentro desse olhar de seriedade, de bem querer ao funcionário público de Teresina, que estamos trabalhando. Queremos servir o máximo possível, mas não podemos ficar vulnerável, ultrapassando o limite da lei de responsabilidade fiscal”, afirmou.

Reajuste estadual foi de 5,3%

Enquanto o município ainda estuda a fixação de um percentual de reajuste dos servidores, a Assembleia Legislativa do Piauí aprovou para servidores públicos efetivos do executivo estadual um reajuste de 5,35%. O Projeto de lei foi aprovado na última quarta (6) e também fixou o piso salarial profissional estadual para os profissionais do magistério público da educação básica ocupantes de cargo efetivo para R$ 4.580,57.