Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reajuste dos servidores: Dr. Pessoa aguarda secretário para definir novo salário

A expectativa é que o percentual de reajuste do salário do servidor esteja acima dos 4,6% de inflação registrados em 2023.

13/03/2024 às 10h36

O Prefeito Dr. Pessoa revelou na manhã desta quarta (13) que aguarda um posicionamento do secretário de finanças da capital, Danilo Bezerra, para definir o percentual de reajuste no salário do servidor. O texto deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal de Teresina nas próximas semanas. A expectativa é que o percentual esteja acima dos 4,6% de inflação registrados em 2023.

Em fevereiro o prefeito anunciou um reajuste do salário de 5% para os professores da rede municipal, um percentual acima do índice estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), que definiu o novo piso salarial dos professores da educação básica com um aumento previsto de 3,62%.

Dr. Pessoa em entrevista nesta manhã - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Dr. Pessoa em entrevista nesta manhã

Apesar do anúncio de Dr. Pessoa, professores da rede municipal decidiram nesta semana iniciar uma greve no sistema educacional. Os trabalhadores pleiteiam um reajuste do salário na casa de 20%. Além de pagamento do passivo de 2022 e 2023, e, ainda, reajuste de servidores grupo funcional básico.

O Prefeito explicou como está a discussão para a concessão do reajuste.

“Não posso dar um detalhamento por que teve um problema familiar do secretário de finanças, ele ontem não conversou comigo. Daqui para o fim de semana darei a resposta com mais segurança, como é que está essa trativa, agora peço desculpas por não poder dar uma resposta mais definitiva neste momento”, afirmou.

Dr. Pessoa Prefeito de Teresina

Dr. Pessoa ainda comentou as mudanças na secretário de comunicação.

“Pelo que eu sei o Salomão ficará de maneira interina. A justificativa do Thesco que saiu é por questão de saúde. Não fui buscar prata de fora, como se diz no futebol, busquei uma prata da casa. A comunicação da Teresina tem várias pessoas competentes, dentre elas o Salomão, o Sérgio Bandeira, algumas mulheres de nível superior que são competentíssimas. A comunicação está segura e vamos andar nesse patamar mais ágil”

Estratégia partidária

O Prefeito comentou também a estratégia partidária do seu bloco político. Nesta quinta o PRD filiará secretários e vereadores, se tornando o maior partido aliado ao Prefeito.

“Parece que teve uma inversão do James Guerra com o Bruno Vilarinho, eles irão mostrar quem irá compor as chapas, um é do PRD e outro é do Avante, esses dois irão fazer movimentos de filiações nesta semana. São pessoas que tiveram um esforço extraordinário de organizar o partido. Estou entrando na reta final, mas 90% das nossas ações são administrativas, 10% estou dedicando a política”, afirmou.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.