O teresinense terá mais um domingo de forte calor! De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a máxima prevista para a capital hoje (24) será de 39°C, mais uma vez beirando a casa dos 40°C. A sensação térmica deve ser agravada ainda mais com a baixa umidade relativa do ar, que será de 29%, índice considerado preocupante pelas autoridades de saúde.
LEIA TAMBÉM
![Temperatura deve beirar os 40°C em Teresina. - (Assis Fernandes / O DIA)](https://portalodia.com/storage/images/wHd7ac8eArZs3Pqm8bUxLCPcvJcR3ydqTjXu5MlM.jpg)
A capital, assim como cidades do interior vem enfrentando as ondas de calor, que alteram as condições atmosféricas (temperatura e umidade) no estado. Isso pode causar temperaturas com máximas superiores à normal climatológica do referido período. O Instituto de Nacional de Meteorologia (INMET) informou que as regiões do país mais atingidas serão o Centro Oeste e Sul do Brasil, mas que poderão ocasionar alterações nas dinâmicas atmosféricas do Nordeste e em consequência no Piauí.
Já eram separadas temperaturas que ultrapassassem os 40ºC, inclusive com umidades abaixo dos 15%, especialmente em municípios das mesorregiões sudoeste e sudeste piauiense.
Pico das temperaturas deve ser em Outubro
O climatologista Werton Costa afirmou ainda que as altas temperaturas devem atingir o “pico no decorrer de outubro".
Infelizmente nós vamos ter temperaturas acima da média. Nós temos o El Niño, que é um fenômeno global e que vai impactar bastante a questão de temperatura. Provavelmente nós vamos ter vários alertas de temperatura máxima e baixa umidade e até ondas de calor
O El Nino caracteriza-se pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico tropical, impactando significativamente o clima global. Embora seja um fenômeno que ocorra a uma distância considerável do Piauí, ele tem o papel de inverter o movimento das correntes de ar que transportam a umidade do ar para o interior. Isso faz com que as temperaturas se elevem sobre as regiões Norte e Nordeste.