Teresina amanheceu esta terça-feira (10) com céu nublado e tempo mais ameno em relação ao calor dos últimos meses. Há quem se pergunte se o B-R-O-Bró está se encerrando e o período chuvoso está de fato começando. Os especialistas dizem que ainda é cedo para afirmar isso. Na verdade, a capital piauiense tem experimentado irregularidade no período da transição da pré-temporada chuvosa para a temporada propriamente dita.
Mas para quem queria que o friozinho continuasse por mais tempo, uma boa notícia: Teresina deve ter chuva diariamente durante os próximos quatro dias. É o que diz a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta terça (10) a tarde e a noite serão de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva. Amanhã (11) a previsão é de muitas nuvens com chuvas isoladas durante todo o dia.
Já na quinta-feira (12), a possibilidade é de um dia com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e na sexta-feira (13), Teresina deve continuar com o céu nublado e possibilidade de precipitação. As temperaturas durante estes dias não deve passar dos 35°C nos horários mais quentes, podendo cair para até 22°C nos horários mais frios.
Já no final de semana, a previsão de chuva se mantém. No sábado (14), a capital piauiense deve ficar com o céu encoberto e mais possibilidade de precipitação. E no domingo (15), para quem achava que a chuva poderia ir embora, não é o que deve acontecer. De acordo com o climatologista Werton Costa, o Piauí começará a sentir os efeitos de um sistema frontal em formação entre o Espírito Santo e a Bahia, na faixa de Itabuna e Ilhéus.
“A tendência é que ele mergulhe mais no sistema baiano e possa atingir o Piauí lá pelo dia 15, quando teremos chuvas no extremo Sul e na Faixa Cerradeira e Sertaneja. Existe essa possibilidade, ou seja, mais um sistema frontal. Ainda não é indicativo que seja uma ZCAS [Zona de Convergência do Atlântico Sul], mas se for uma, vai trazer chuva volumosa para o estado”, explica Werton Costa.
Apesar das previsões de chuva para Teresina e para o extremo Sul do Piauí, alguns municípios, principalmente aqueles na fronteira com o Ceará, Pernambuco e Bahia, estão em condições de pressão desfavoráveis para precipitação.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.