Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeo: Jovem sofre acidente ao gravar live fugindo da GCM; HUT investiga morte cerebral

O menor abriu uma live e transmitiu ao vivo para os seus seguidores a perseguição policial. As imagens captam o exato momento em que o piloto perde o controle da moto e cai.

26/07/2024 às 10h43

26/07/2024 às 10h43

Um adolescente de 15 anos, que não teve a identidade divulgada, está com suspeita de morte encefálica após cair de uma motocicleta ao fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O jovem sofreu politraumatismo e foi socorrido por uma equipe do Samu, mas devido à gravidade dos ferimentos perdeu as funções cerebrais.

Jovem sofre acidente ao gravar live fugindo da GCM; HUT investiga morte cerebral - (O Dia) O Dia
Jovem sofre acidente ao gravar live fugindo da GCM; HUT investiga morte cerebral

O caso aconteceu na noite da última quarta-feira (23). De acordo com a GCM, a viatura realizava patrulhamento preventivo próximo à praça do bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina, quando dois homens sem capacete empreenderam fuga ao avistar a viatura da GCM.

“Durante o acompanhamento tático, os dois perderam o controle da motocicleta. O piloto da moto não teve ferimentos. Já o garupa saiu gravemente lesionado. De imediato, a Guarda Civil Municipal acionou o Samu para prestar os primeiros socorros e posteriormente o Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran)”, informou a GCM em nota.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

A fuga foi registrada nas redes sociais de um dos adolescentes. O menor abriu uma live e transmitiu ao vivo para os seus seguidores a perseguição policial. As imagens captam o exato momento em que o piloto perde o controle da moto e os dois caem. Em seguida, os guardas abordam a dupla e perguntam se o piloto está armado, ao que ele responde que não.

“Por que tu fugiu? Tu matou teu colega lá. Aquele ali já era. Pra que tu foi correr? Não sabe nem andar de moto. Por que tu não parou? Ninguém ia te levar não [sic]”, diz o guarda. Em seguida, eles acionam o SAMU e informam do acidente.

De acordo com a Guarda Municipal, os dois ocupantes da moto eram menores de idade, não usavam capacete e nem possuíam habilitação. Não há informações se já tinham passagens pela polícia.

O procedimento foi realizado pelo Bptran. Eles foram autuados por infração de trânsito e a moto foi recolhida por uma pessoa com Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que é o protocolo de morte encefálica?

O protocolo de morte encefálica é um conjunto de critérios médicos rigorosos utilizados para determinar a morte irreversível do cérebro. Ele obedece a alguns pré-requisitos: coma irreversível, causa de lesão cerebral irreversível, ausência de hipotermia, pressão arterial mantida dentro dos limites normais com medicação e ausência de medicamentos que podem mascarar os sinais da morte encefálica.

Durante o protocolo são realizados dois exames clínicos. Em adultos e crianças acima de dois meses, eles ocorrem com uma hora de intervalo; em crianças entre sete dias e dois meses, eles são feitos com 24 horas de intervalo. E em lactentes e menores de sete dias, esses exames são feitos com 72 horas de intervalo.

No protocolo de morte encefálica são avaliados: os reflexos da pupila, reflexo/movimento dos olhos com a rotação da cabeça; reflexo/movimento dos olhos com inserção de água nos ouvidos; reflexos do tronco encefálico. Alguns exames complementares também são necessários: demonstração de ausência de fluxo sanguíneo no cérebro; demonstração da atividade elétrica do cérebro e confirmação de ausência de metabolismo cerebral.

A declaração de morte encefálica é emitida por dois médicos depois de passar por todos os critérios. O HUT confirmou ao Portalodia.com hoje (26), que o paciente segue internado na unidade de saúde e que o protocolo ainda segue em andamento.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.