A campanha de vacinação contra a raiva em Teresina terá continuidade neste sábado (30), contemplando a zona Leste rural. A ação faz parte da segunda fase da campanha, que iniciou no último sábado (23) com a imunização na zona Norte rural. Nos próximos sábados, as zonas Sul e Sudeste rurais serão atendidas.
LEIA TAMBÉM
Nesta etapa, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) se deslocam até as propriedades rurais para aplicar as doses nos cães e gatos. A vacinação na zona urbana já foi concluída em etapas anteriores, alcançando os tutores da capital.
A vacinação de cães e gatos é prevenção fundamental contra vírus da raiva. Para proteger a todos, os tutores de cães e gatos devem manter os animais vacinados. O vírus, que pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas, tem letalidade de quase 100%.
O gestor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marlon Castelo Branco, avalia que houve boa participação dos tutores de animais ao comparecerem aos postos de vacinação na zona urbana. "Aquele tutor, que por acaso perdeu o dia da campanha, pode levar seu animal de estimação até a gerência de zoonoses em qualquer dia do ano que teremos pessoal capacitado para aplicar a vacina", explica.
Tutores interessados podem obter mais informações no site oficial do CCZ (https://site.fms.pmt.pi.gov.br/zoonoses).
O que é a raiva?
A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo humanos. O vírus da raiva é transmitido principalmente pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de mordidas, mas também pode ser transmitido por arranhões ou contato com mucosas.
A doença tem um período de incubação variável, podendo levar semanas ou meses para se manifestar, mas uma vez que os sintomas aparecem — como febre, dor de cabeça, confusão, agressividade e dificuldade de deglutição — a condição geralmente é fatal.
A prevenção é feita através da vacinação em animais domésticos, como cães e gatos, além de vacinas pós-exposição para humanos que tenham sido mordidos ou expostos ao vírus.
A vacinação regular de animais é a principal forma de controle da raiva, protegendo tanto os animais quanto as pessoas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.