A sessão ocorrida ontem (15) na Câmara Municipal de Canto do Buriti terminou em confusão e gritaria. Durante o debate das pautas houve um desentendimento entre o vereador Edvaldo Borges e um grupo de professores que acompanhava a sessão. O parlamentar se dirigiu aos professores e pediu para que eles “parassem de latir” enquanto outro alguém falava.
A fala causou revolta nos profissionais, que rebateram a frase com gritos pedindo respeito e devolvendo a ofensa proferida pelo vereador. A situação foi registrada em vídeo e confirmada ao Portalodia.com por outros dois parlamentares que estavam presentes na sessão. De acordo com um deles, Vadim da Van, a pauta era uma fiscalização, pelo Legislativo, nas escolas do município. Os professores, então, questionaram por que só agora isso iria ser feito e foram respondidos pelo vereador Edvaldo Borges. (veja o vídeo abaixo:)
Foto: Reprodução
“Porque agora nós temos poder para isso. Só agora nós temos poder para isso”, diz o vereador. Ele, então, se dirige ao presidente da Câmara, mas as vozes dos professores se sobrepõe. É o momento em que Edvaldo Borges diz: “Faz favor. Quando vocês quiserem latir, deixa eu terminar de falar. Vocês têm que ficar calados quando uma pessoa estiver com a palavra”.
O parlamentar foi vaiado logo em seguida pelos professores, que devolveram a frase com palavras pedindo ordem. “Cachorro é você. Você não respeita a gente. Cachorro é você”, dizem os docentes. Foi preciso o presidente da Câmara pedir calma e encerrar a sessão antes que todas as pautas do dia fossem discutidas.
Foto: Reprodução
Ao Portalodia.com, o vereador Sandosval Cavalcante (MDB) informou que os 11 vereadores da Casa se reuniram ontem e que vão se reunir novamente para debater a situação e evitar que algo assim volte a acontecer. “A nossa audiência acabou sendo encerrada antes e eu só tenho a lamentar muito. Não era para ter acontecido dessa forma. Mas vamos tomar as providências para que situações assim não se repitam, porque é constrangedor e atrapalha nosso trabalho pela cidade”, explicou Sandosval.
Também em conversa com o Portalodia.com o vereador Vadim da Van, que estava junto com os demais na sessão, afirmou que cobrou da Mesa Diretora uma postura mais firme com relação à atitude adotada pelo colega parlamentar de discutir de forma ofensiva com os professores. “São profissionais que sempre acompanham nossas sessões por livre e espontânea vontade e não podemos perder essa parcela de participação popular nos nossos trabalhos”, explicou.
O OUTRO LADO
O vereador Edvaldo Borges, no município de Canto do Buriti, se manifestou na tarde desta quinta-feira (16) após a repercussão do vídeo em que ele aparece mandando o público presente na sessão ordinária da última quarta (15) na Câmara Municipal de Canto do Buriti ‘parar de latir’.
Através da assessoria jurídica, o parlamentar classificou as frases utilizadas contra o público como “frases inadequadas” e alegou que por questões partidárias um grupo de pessoas estava interrompendo o pronunciamento dos vereadores. Ele negou que tenha utilizado o “parem de latir” contra professores presentes no plenário.