Alagamentos em diferentes pontos de São Paulo provocaram falhas na circulação dos trens da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM), que liga as cidades de São Bernardo, Santo André e São Caetano à estação Brás. Os alagamentos são resultado das fortes chuvas que caíram na capital paulista na madrugada de hoje (5).
As chuvas que atingiram a região provocaram um significativo congestionamento no sistema ferroviário. Devido aos alagamentos na via férrea, os trens operaram com intervalos ampliados entre as estações Rio Grande da Serra e São Caetano. Além disso, as composições foram restritas a circular em via única no trecho compreendido entre Santo André e São Caetano.
Conforme informações fornecidas pela CPTM, a operação está gradualmente retornando à normalidade. Entretanto, os transtornos não se limitaram apenas a essa linha, visto que os usuários da Linha 4-Amarela do Metrô também relataram atrasos nesta terça. Uma falha em um equipamento resultou em lentidão e operação parcial, com os trens circulando em velocidade reduzida.
Já na noite de ontem (4), passageiros da Linha 11-Coral foram prejudicados por uma falha elétrica, resultando na circulação em via única entre as estações Guaianases e Estudantes. Pelas redes sociais, vários usuários relataram os transtornos provocados devido ao atraso.
Além dos problemas no transporte público, as chuvas também agravaram consideravelmente o trânsito na capital. Pela manhã, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 700 km de congestionamento na cidade. As áreas mais afetadas foram a região Sul, com 263 km, e a região Oeste, com 157 km.
Segundo o site Climatempo, há 90% de probabilidade de chover nesta terça-feira em São Paulo. A previsão é de chuva rápida durante o dia e à noite, com temperatura mínima de 20º C e máxima de 32º C.