As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (16). As provas foram aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro de 2023. Os candidatos devem acessar as notas por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.
Com a divulgação dos resultados do Enem, os candidatos poderão fazer as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está aberto de 25 a 25 de janeiro de 2024. Para o Sisu 2024, serão disponibilizadas 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior de todo o país a partir dos resultados do Enem 2023.
Conforme o MEC, o espelho com a avaliação das redações deverá ser disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados das notas. Além disso, o órgão reitera que os textos são avaliados segundo as cinco competências apresentadas na matriz de referência, podendo ser alcançada a nota mil (1000 pontos); caso são contemplem as diretrizes, o resultado pode ser nota zero.
Como acessar as notas do Enem 2023?
Para acessar as notas do Enem 2023, é necessário que o candidato entre na Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.
Já as notas dos “treineiros”, ou seja, aqueles candidatos que realizaram o exame na busca por autoavaliação e que não vão concorrer às vagas, serão divulgadas apenas em março de 2024.
Quando começam as inscrições do Sisu?
Já as informações sobre o Sisu 2024 podem ser obtidas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, também na plataforma gov.br. Ao contrário de anos anteriores, o Sisu terá somente uma edição em 2024. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, conforme os Termos de Adesão assinados pelas instituições de ensino superior que aderiram à seleção.
Ao todo, 127 entidades participarão do Sisu 2024, com oferta de 264.360 vagas, para os dois semestres do ano. O resultado está previsto para 30 de janeiro, mas o candidato em lista de espera pode ser convocado mais a frente.
No mesmo portal, além das postulações via Sisu, também será possível tentar vagas, com as notas do Enem 2023, em instituições privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni). As inscrições, que podem assegurar bolsas de 50% a 100%, irão de 22 a 25 de fevereiro. Depois, a página permitirá ainda pleitear o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursar universidades particulares, mas o calendário não foi divulgado pelo MEC até o momento.
Piauí terá mais de 10 mil vagas para universidades públicas
Os candidatos piauienses que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já começam a se preparar para as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Este ano, serão ofertadas 10.515 vagas para as universidades do Piauí.
As inscrições do Sisu acontecem de 22 a 25 de janeiro, com resultado no dia 30 de janeiro. Já as matrículas ocorrem de 01 a 07 de fevereiro.
A manifestação da Lista de Espera será entre 30 de janeiro a 07 de fevereiro, e a convocação dos candidatos está marcada a partir do dia 07 de fevereiro.
Veja as instituições e vagas do Sisu disponíveis para o Piauí
- Universidade Federal do Piauí (UFPI) - 5.264 vagas;
- Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - 1.036 vagas;
- Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - 4.215 vagas.
Enem 2023: Piauí teve a menor taxa de abstenção do Brasil
O Piauí teve a quarta menor taxa de abstenção do Brasil no segundo dia de provas do Enem 2023. De acordo com o balanço divulgado pelo Inep neste domingo (12), dos 99.644 inscritos, 70.857 compareceram aos locais de aplicação e 28.787 não compareceram. A taxa de abstenção foi de 28,39%. O Piauí ficou atrás somente dos estados do Rio Grande do Norte (27,79%), Sergipe (27,93%) e do Ceará (28,10%).
A taxa de abstenção do Piauí no segundo dia do Enem aumentou 2,39 pontos percentuais em relação ao primeiro domingo de aplicação das provas. Em todo o Brasil, a taxa de abstenção no segundo dia de Enem 2023 foi de 32,1%.
O que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e, ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. As notas do exame são usadas para acessar vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.