Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

ENEM 2023: Piauí teve a quinta menor taxa de abstenção no primeiro dia de prova

Estado teve eliminação de candidatos por usarem celular durante a prova. Polícia diz que primeiro dia de Enem ocorreu dentro do planejado.

06/11/2023 às 08h44

O Piauí mais uma vez figura como um dos estados mais assíduos nas provas do Enem no Brasil. O Estado teve a quinta menor taxa de abstenção no primeiro dia de prova do Enem 2023, segundo o balanço divulgado pelo Inep no final da noite de ontem (05). A taxa de abstenção do Piauí foi de 26%. O estado ficou atrás do Rio Grande do Norte, cuja taxa de faltosos foi de 24,9%; do Ceará, com taxa de abstenção de 25,1%; do Rio Grande do Sul, com taxa de 25,6%; e de Sergipe, com 24,6%.

Dos quase 100 mil inscritos no Enem no Piauí, 99.664 compareceram para fazer as provas do primeiro dia. Aqui no estado, o Enem 2023 foi aplicado em 33 municípios com 288 locais de prova e 302 coordenações de aplicação. Foram utilizadas 3.259 salas de aplicação. Em todo o Brasil, as provas foram realizadas em 1.750 cidades com mais de 132 mil salas.

Quem compareceu ao primeiro dia do Enem fez as provas de Redação e respondeu a 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas tecnologias; e 45 e Ciências Humanas e suas tecnologias. O tema da Redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Piauí teve a segunda menor taxa de abstenção do Brasil no primeiro dia de Enem 2023 - (Arquivo/Agência Brasil) Arquivo/Agência Brasil
Piauí teve a segunda menor taxa de abstenção do Brasil no primeiro dia de Enem 2023

Inscrições aumentaram 13% em todo o Brasil

Ainda conforme o balanço do Inep do primeiro dia de Enem, em 2023 o número de inscritos superou em 13% o total de 2022. Quase 4 milhões de brasileiros se inscreveram para o Enem este ano. Deste total, 71,9% compareceram ao primeiro dia de prova e 28,1% faltaram. O Estado que mais registrou abstenções foi o Amazonas, onde 44% dos 92.925 inscritos faltaram à aplicação.

Mais de 4 mil foram eliminados no primeiro dia

Ao todo, 4.293 participantes foram eliminados no primeiro dia de Enem 2023 no Brasil. Entre as infrações cometidas destacam-se portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos para consulta na hora da prova e não atender às orientações dos fiscais.

Aqui no Piauí candidatos foram eliminados por uso de celular dentro da sala de aplicação. A Secretaria de Segurança Pública, no entanto, não divulgou nomes nem a quantidade de eliminações do Estado.

“Tivemos alguns casos de celulares que tocaram durante a prova e isso não é permitido. Alguns candidatos foram eliminados por conta disso, mas tudo ocorreu de acordo com o planejado”

coronel Jackson GalvãoChefe do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar

Em todo o Brasil foram identificados 905 problemas de logística em todo o país, dentre as quais destacam-se emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.