O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Neste ano os participantes deverão discorrer sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, respeitando os critérios disponibilizados no portal do Inep e na Cartilha de Redação do Enem 2023.
A prova de Redação do Enem consiste de um texto dissertativo-argumentativo de 30 linhas nos quais espera-se que o candidato discorra com propriedade sobre o tema, se posicione a respeito dele e apresente soluções para um problema social, cultural ou político.
O professor de redação Erick Soares destaca que o tema é bem específico.
“O tema não é surpreendente, ele está dentro da perspectiva que o Enem cobra. Agora, é um tema interessante porque ele é bem específico. É bem provável que ninguém tenha comentado este tema, mas é de extrema relevância porque estamos pegando o destaque para uma minoria social, que no caso são as mulheres, de uma forma mais específica, e é essa especificação que dá o teor de surpreendente no tema. Esse talvez seja o grande símbolo do Enem deste ano, do trabalho de cuidados", disse o educador
O Erick fala sobre o que os alunos precisam fazer para terem um bom aproveitamento na prova.
LEIA TAMBÉM
Tema reforça necessidade da compreensão
Para Erick Soares, o fato do tema ser bem específico reforça a necessidade de que os alunos estejam preparados para compreender o tema.
“Falando pedagogicamente, esse tema reforça um cuidado que todo professor deve ter, que é preparar o aluno para compreender e entender o impacto social que um tema de redação tem, e fazer a análise específica dele. Isso afasta a estratégia de tentar acertar o tema. É um tema acessível, já que está em todas as classes sociais e em toda a sociedade, e mesmo estando tão presente é muito invisível, tanto na parte financeira como na parte social”, finalizou.