Neste domingo (5), milhares de estudantes deram início à primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Piauí, quase 100 mil candidatos se inscreveram para a prova. Entre eles, está Maria Letícia Almeida, uma jovem de 17 anos que, apesar de enfrentar os desafios impostos pela paralisia cerebral, está determinada a seguir seus sonhos acadêmicos.
Na porta de entrada da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Maria Letícia, que utiliza uma cadeira de rodas para se locomover, contou que sonha em cursar psicologia. Apesar de estar nervosa, a jovem estudante disse se sentir confiante. “Não vou mentir, eu estou nervosa. Mas estou tranquila porque sei que dei tudo de mim nos últimos meses”, destaca.
Emocionada, a jovem ressalta que essa vitória não será somente sua, mas de todos os seus amigos, familiares e professores que a ajudaram a se preparar para este momento. “A minha equipe de professores foi essencial, vocês estão no meu coração. Essa vitória não vai ser só minha, vai ser de vocês, mas também vai ser da minha família. Estou confiante”, disse a estudante.
LEIA TAMBÉM
A determinação e otimismo de Maria Letícia são reflexo de uma rede de apoio que a ajuda a superar obstáculos e conquistar seus objetivos. Ao Portal O DIA, a mãe da jovem, Francisca Almeida, compartilhou o orgulho que sente por sua filha, ressaltando que a paralisia cerebral não define quem a sua filha é.
Francisca Almeida enfatiza a importância de fortalecer a mentalidade de seus filhos, independentemente de suas limitações. "Para nós que somos pais, independente de termos um filho deficiente ou não, temos que ensiná-lo a ser forte. Porque no mundo, precisamos ser fortes. Estamos muito felizes, pois são 17 anos de luta”, acrescenta.
Este ano, no Piauí, o número de candidatos que se inscreveram no Enem teve um crescimento de 12%. A aplicação de provas está ocorrendo em 288 pontos, distribuídos por 33 municípios piauienses. Ao todo, serão cinco horas e trinta minutos de aplicação, com encerramento às 19h para os participantes regulares.