Portal O Dia

Inscrições do Enem são prorrogadas; Piauí tem 100% de inscrição na rede pública

O prazo para se inscrever no Enem 2024, que encerraria nesta sexta-feira (07), foi prorrogado até o dia 14 de junho em razão do desastre climático no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelas redes sociais pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O caminho para se inscrever no Enem ainda é o mesmo: o estudante deve acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, disse o ministro. As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Para garantir sua participação no Enem, o estudante deve pagar a taxa de R$ 85 pelo PIX, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Vale lembrar que os moradores do Rio Grande do Sul estão isentos de pagar a taxa de inscrição do Exame.

Pexels
Inscrições do Enem são prorrogadas até 14 de junho; Piauí tem 100% de inscrição na rede pública

Piauí tem 100% de inscrição entre os formandos do Ensino Médio

Durante o anúncio de prorrogação das inscrições do Enem 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, forneceu um balanço das inscrições efetuadas até o momento por unidade federativa daqueles estudantes das redes públicas de ensino. Segundo o gestor, 100% dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio no Piauí na rede pública já estão devidamente inscritos no Enem.

Na edição de 2023 no Enem, o Piauí teve quase 100 mil inscritos, o que já representava um aumento de 12% em relação às inscrições de 2022. Além de um número recorde de inscritos, o Piauí também ocupou o posto de quinta menor taxa de abstenção no Enem 2023 no primeiro dia de aplicação de provas. Dos quase 100 mil inscritos, 99.664 compareceram para fazer as provas do Enem 2023 em 33 municípios.

Além do Piauí, outros estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe também já estão com a totalidade do concluintes do Ensino Médio em suas redes públicas inscritos para prestar o Enem este ano.

No Rio Grande do Sul, que vem sofrendo há mais de um mês com as consequências das enchentes e inundações, mais 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC.

Emelly Alves/ODIA
Piauí tem 100% de inscrição no Enem entre os formandos do Ensino Médio

Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes que estão concluindo a Educação Básica e, em 2009, se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Os resultados obtidos nas provas podem ser usados pelos candidatos para acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos, o ProUni.

A nota do Enem também pode ser usada para ingressar em instituições privadas de ensino e em outros países de Língua Portuguesa que tenham acordo educacional com o Brasil.

Aqueles estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio também podem prestar o Enem como treineiros.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.