Portal O Dia

Lula sanciona lei e 2024 terá novo feriado; veja a lista completa de folgas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (21) o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado em todo o país. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado. Celebrada em 20 de novembro, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país. 

Jailson Soares/O Dia
Calendário 2024 terá mais um feriado: o Dia da Consciência Negra.

Com isso, o calendário de feriados nacionais passa dos atuais nove para 10 datas. (Ver lista abaixo). Além das folgas a nível nacional, outros cinco pontos facultativos também podem virar feriados – a depender de uma decisão das administrações públicas nas esferas estadual, municipal e federal. Aqui no Estado, ainda há o feriado do Dia do Piauí e em Teresina, os feriados do Aniversário de Teresina e o Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Dia da Consciência já era feriado em alguns estados

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Consciência Negra já era celebrada com feriado em alguns estados do Brasil.

Atualmente, a data é feriado apenas em seis estados - Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo - e em mais de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais, mas a partir de 2024 deverá ser observada em todo o território nacional.

Confira abaixo a lista dos feriados de 2024:

Feriados Nacionais de 2024:

Pontos facultativos de 2024:

Feriados Municipais em Teresina em 2024:

Feriados Estaduais no Piauí em 2024:

Dia 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi dos Palmares

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.

A escolha do 20 de novembro aconteceu com o declínio da Ditadura Militar (final da década de 1970 em diante) e de redemocratização do país. O enfraquecimento da ditadura deu força aos movimentos de oposição e aos movimentos sociais, como o movimento negro.