Portal O Dia

No Piauí, autorização online para viagem de menores cresceu 200%; saiba como solicitar

Em 2023, o número de emissões de Autorizações Eletrônicas de Viagens de menores (AEV) registrou um crescimento de 200% em comparação ao ano passado. O documento, que agora pode ser emitido virtualmente, é necessário para menores de idade que estão desacompanhados ou acompanhados por apenas um responsável em viagens aéreas nacionais ou internacionais. 

Divulgação
No Piauí, autorização online para viagem de menores cresceu 200%

O modelo de solicitação virtual, que foi lançado em 2021, permite que o processo seja realizado por videoconferência entre os responsáveis do menor e um tabelião, sendo arquivada pelo app e-Notariado. O documento é validado por meio de QR Code e evita perdas ou extravios. 

Para solicitar o AEV, é preciso acessar a plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), site onde os responsáveis deverão abrir uma solicitação pela área “cidadão” do site, preenchendo as informações necessárias.

A partir da solicitação, o cidadão poderá escolher se prefere emitir o documento digital de forma presencial, em balcão de atendimento do cartório mais próximo do CEP de sua residência, ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência. Para a emissão do ato por videoconferência, os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado, emitido gratuitamente também pelos Cartórios de Notas.

Uma vez realizada, a AEV terá validade pré-determinada pelos requerentes e poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou app do e-Notariado, garantindo a segurança na identificação de pais, responsáveis e menores em viagens nacionais e internacionais.