O Ministério da Educação estuda a criação de uma bolsa voltada para estudantes do ensino médio de todo o Brasil, relevou o ministro Camilo Santana durante visita a Teresina nessa segunda-feira (12). Sem apresentar mais detalhes sobre valores e critérios de concessão, ele revelou que a medida tem como objetivo combater a evasão escolar.
Segundo dados do MEC, cerca de 13% dos estudantes que efetuam matrículas deixam a escola sem concluir os estudos. “É uma fase que o jovem está adquirindo uma certa idade e as vezes tem a necessidade de trabalhar para ajudar a família. Nós queremos manter esse jovem na escola e garantir qualificação e oportunidade para um futuro melhor”, disse o ministro Camilo Santana.
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, comentou que a alimentação escolar também é uma forma de combate a evasão escolar. Para ele, uma boa alimentação é um atrativo para os jovens em vulnerabilidade social comparecem à sala de aula.
“A alimentação saudável é fundamental desde a primeira infância, adolescência até a fase adulta. O aluno muitas vezes se alimenta na escola porque não tem em casa”, disse o ministro. "Para tirar da pobreza, precisa dar educação”, acrescentou.
No Piauí, a Secretaria de Estado da Educação anunciou no último mês de agosto dois benefícios para alunos do ensino médio das escolas pública. O primeiro é uma bolsa no valor de R$ 350,00 para alunos escolhidos através de processo seletivo para monitoria. Já a segunda, é um prêmio no valor de um salário mínimo para estudantes de destaque.