Portal O Dia

Com a identidade nacional, cervejarias artesanais ganham espaço no mercado

O Dia Internacional da Cerveja é celebrado anualmente na primeira sexta-feira de agosto. Essa data especial, criada em 2007 nos Estados Unidos, rapidamente se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil, onde a cerveja é uma das bebidas mais populares. As cervejarias artesanais têm ganhado espaço no mercado e conquistado o gosto dos brasileiros mais seletivos. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Gilberto Tarantino, o Brasil é o terceiro maior produtor da bebida do mundo. As cervejarias locais e regionais independentes, representadas pela Abracerva, já respondem por cerca de 1,5% do mercado.

Reprodução: Freepik/ jcomp
Com a identidade nacional, cervejarias artesanais ganham espaço no mercado

Uma das bebidas mais populares do mundo, não é à toa que em 2 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Cerveja. No Brasil, ela já faz parte da identidade nacional e está presente em festas populares, celebrações e encontros. De acordo com o Relatório Global de Consumo de Cerveja de 2022, da Kirin Holdings, o Brasil ocupa a 3ª posição, atrás apenas dos EUA e China.

Se comparada às grandes cervejarias, a quantidade da produção artesanal ainda é pouco representativa, mas esse segmento segue em expansão. O número de estabelecimentos produtores de cerveja registrados no Brasil em 2023 chegou a 1.847, um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior. Houve ainda um aumento de 18,6% no volume de cerveja exportada, alcançando um recorde de 232 milhões de litros. Os dados são do Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Reprodução: Freepik
Com a identidade nacional, cervejarias artesanais ganham espaço no mercado

Para Gilberto Tarantino, o que diferencia as cervejas artesanais é a proximidade com o cliente, além da diversidade de sabores, cores e texturas.

"As cervejarias pequenas têm mais facilidade para produzir pequenos lotes por questões operacionais e pela liberdade e criatividade do cervejeiro. O uso de produtos locais e selecionados também diferencia a bebida, que é capaz de responder diretamente aos hábitos e costumes da comunidade. Além disso, as cervejarias locais ajudam a fomentar turismo e o setor de eventos", diz Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.

Desafios e novas possibilidades

Fatores como burocracia, regulamentação rigorosa, alto investimento inicial e tributação podem ser obstáculos à abertura de cervejarias. Contudo, é preciso apostar na inovação e na criatividade para se tornar competitivo no mercado.

Fonte: Sebrae


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.