Portal O Dia

Olimpíadas: Gustavo Bala Loka disputa a final de BMX hoje

Nesta quarta-feira (31), o Gustavo de Oliveira, ou Gustavo Bala Loka, disputa a medalha no ciclismo BMX freestyle, na categoria park masculino, nas Olimpíadas 2024. A final da disputa está programada para ocorrer às 9h44 (horário de Brasília), em Arena La Concorde 2, em Paris (FRA). O brasileiro será o segundo a se apresentar na final.

Olimpíadas: Gustavo Bala Loka disputa a final de BMX hoje
Gaspar Nóbrega/COB

Na etapa classificatória, Bala Loka obteve 5.51 na primeira volta e 86.07 na segunda, totalizando 85.79 na Arena La Concorde 2, localizada dentro de um parque urbano na capital francesa. O líder da fase classificatória foi o britânico Kieran Reilly (91.21 pontos), único que cravou acima de 90 pontos em cada volta. A pontuação é um somatório de avaliações que leva em conta a dificuldade das manobras e a altura dos saltos, além da criatividade e estilos das apresentações. A bicicleta usada por Bala Loka também chamou a atenção do público.

Estreante em Olimpíadas, o jovem Bala Loka vem colecionando títulos no ciclismo BMX free style. Aos 15 anos, faturou uma etapa da Copa do Mundo na China 2017, em 2017. Foi bronze em 2022 nos Jogos Sul-Americanos e, no ano passado, levou bronze inédito para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile).

Olimpíadas: Gustavo Bala Loka disputa a final de BMX hoje
Gaspar Nóbrega/COB

Primeiro brasileiro a representar o Brasil no ciclismo BMX free style em Jogos Olímpicos, o paulista Gustavo Batista de Oliveira, mais conhecido pelo apelido de Bala Loka, estreou com tudo em Paris. Natural de Carapicuiíba, região metropolitana de São Paulo, o atleta de 21 anos vai disputar a final da modalidade, que estreou na edição de Tóquio 2020, sem brasileiros. 

O apelido "Bala Loka" surgiu após um acidente que Gustavo sofreu durante um treino. Ele tentava realizar uma manobra ousada, saltando uma rampa, mas perdeu o controle, caiu e ficou desacordado. Quando recuperou a consciência, seu pai e amigos estavam ao seu redor chamando de "Bala, o bala louco!". A combinação da palavra "bala" (referindo-se à velocidade) com "loka" (referindo-se à adrenalina e à ousadia), acabou se popularizando entre seus amigos e, com o tempo, passou a ser usado em competição.

Com informações de Agência Brasil


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.