Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paris 2024: Brasil disputa final da ginástica artística feminina por equipes hoje (30)

Brasil busca por medalha inédita na modalidade por equipes

30/07/2024 às 12h07

30/07/2024 às 12h07

 - ()

A equipe brasileira entra na Arena Bercy nesta terça-feira(30) , em Paris, para a final por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024. O time, composto por Flávia Saraiva, Rebeca Andrade, Julia Soares, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira, se apresentaram nas barras assimétricas, trave, solo e salto sobre a mesa, para buscar a conquista da primeira medalha olímpica da história do Brasil por equipes. A decisão para a disputa está marcada para ocorrer nesta terça-feira (30), às 13h15 (horário de Brasília), já as finais individuais começam na quinta-feira (1) às 13h15.

Paris 2024: Brasil disputa final da ginástica artística feminina por equipes hoje - (Foto: Ricardo Bufolin/CBG) Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Paris 2024: Brasil disputa final da ginástica artística feminina por equipes hoje

Na fase classificatórias, que ocorreu neste domingo (28), O Brasil somou a disputa por equipes, o individual geral e os quatro aparelhos (salto sobre o cavalo, barras assimétricas, trave de equilíbrio e solo), o país terá sete representantes na fase que vale medalhas. Os destaques foram a equipe, que somou a quarta melhor nota e a multimedalhista Rebeca Andrade, que se classificou a quatro finais individuais, em todos os casos entre as três melhores notas. A final por equipes será na na terça-feira (30), a partir de 13h15 (horário de Brasília). Já as finais individuais começam na quinta (1º de agosto), também às 13h15.

Por equipes, a seleção treinada por Chico Porath somou 166.499 pontos, ficando atrás de Estados Unidos, Itália e China. Para efeito de comparação, os dois últimos ficaram a menos de 0.4 pontos de distância do Brasil.

No individual geral, Rebeca Andrade teve a segunda maior soma, ficando atrás apenas de Simone Biles, dos Estados Unidos. Flavia Saraiva teve a 11ª melhor soma, a 10ª entre as finalistas, já que cada país só classifica duas atletas a cada final e três atletas americanas ficaram à frente dela. Pelo mesmo motivo, Jade Barbosa, que teve a 20ª melhor soma, não disputa a final, que reúne 24 ginastas.

Na trave de equilíbrio, existia a expectativa de que Flavinha chegasse à final. No entanto, a boa apresentação que a atleta fazia foi prejudicada por um escorregão, caindo para o 33º lugar. No entanto, o saldo neste aparelho foi extremamente positivo para o Brasil. Além de Rebeca Andrade, que teve a terceira melhor nota, a jovem Julia Soares, de 18 anos, garantiu a oitava e última vaga na final, logo em sua estreia olímpica.

Próximas competições:

1 de agosto, quinta-feira

  • 13h15 - Final do individual geral feminino

3 de agosto, sábado

  • 10h30 - Final solo masculino
  • 11h20 - Final salto feminino
  • 12h10 - Final Cavalo com alças masculino

4 de agosto, domingo

  • 10h - Final argolas
  • 10h40 - Final barras assimétricas
  • 11h25 - Final salto masculino

Com informações de Agência Brasil


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral