Portal O Dia

PIS/Pasep: Quase 248 mil trabalhadores ainda não retiraram abono salarial; veja como sacar

Dos mais de 700 mil trabalhadores que poderiam sacar o abono salarial PIS/Pasep, apenas 475.933 realizaram o saque até setembro. Isso significa que 247.754 trabalhadores ainda não retiraram o dinheiro do PIS/Pasep, o que corresponde a um montante de R$ 228,65 milhões. Os valores estão disponíveis nas instituições financeiras responsáveis: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Os trabalhadores têm até 27 de dezembro para fazer a retirada do benefício.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
PIS/Pasep: Quase 248 mil trabalhadores ainda não retiraram abono salarial; veja como sacar

Até agosto, dos 26.151.402 trabalhadores contemplados, 723.687 ainda não haviam retirado os valores a que têm direito. Os trabalhadores que estão com o direito ao PIS/Pasep pendente de revisão, após recurso administrativo, também podem realizar o saque. Neste caso, os pagamentos são liberados mensalmente, sempre no dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente.

O Ministério do Trabalho também oferece atendimento telefônico pelo número 158, além de suporte nas Superintendências Regionais do Trabalho. O objetivo é garantir que todos os trabalhadores habilitados ao PIS/Pasep possam acessar o valor a que têm direito antes do encerramento do prazo.

Como sacar o abono salarial PIS/Pasep?

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial PIS-Pasep por meio dos seguintes canais:

Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep?

Para ter direito ao abono salarial PIS/Pasep, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Cadastro no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos: é preciso que o trabalhador esteja inscrito no programa há pelo menos cinco anos para ter direito ao benefício.
  2. Trabalho formal por pelo menos 30 dias em 2022: O trabalhador deve ter exercido atividade remunerada, com carteira assinada, por no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano-base de 2022.
  3. Renda média de até dois salários mínimos: A remuneração média mensal do trabalhador em 2022 deve ter sido de até dois salários mínimos vigentes à época.
  4. Dados corretos na Rais ou eSocial: O empregador deve ter informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Com informações da Agência Brasil


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.