Portal O Dia

Sangradouro do Açude Pantanal é aberto para evitar rompimento em Pimenteiras

A Prefeitura Municipal de Pimenteiras decidiu abrir o sangradouro alternativo do Açude Pantanal para reduzir os riscos de rompimento. Ainda ontem (12), o órgão emitiu um alerta em que informava sobre a possibilidade de rompimento de uma das paredes de contenção do reservatório.

A abertura do sangradouro aconteceu na tarde de ontem (12). A informação foi confirmada pela Defesa Civil Estadual do Piauí. O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, explicou que a área no entorno do açude precisou ser evacuada para evitar qualquer tipo de dano à população.

Reprodução/Whatsapp
Sangradouro do Açude Pantanal é aberto para evitar rompimento em Pimenteiras

O Açude Pantanal não é o único que preocupa as autoridades de Pimenteiras. A chuva que tem caído na região também causou danos a diversas estradas e formou vários pontos de alagamento dentro da cidade. A Prefeitura ainda não informou se há famílias desabrigadas, mas emitiu mais três alertas pedindo cuidado à população ao trafegar pela cidade.

O primeiro aponta para o alagamento na estrada que leva aos povoados Tapera e Torres. O segundo diz respeito ao risco de rompimento na estrada em direção à localidade Curral de Pedras. E o terceiro fala sobre um buraco que está se formando na Rua Piripiri em razão da chuva. A Prefeitura de Pimenteiras disse que está trabalhando em caráter de urgência para amenizar os danos estruturais à cidade e pede cautela aos moradores.

Mais chuva nos próximos dias

Enquanto as gestões municipais tentam amenizar os danos causados pelo volume de chuva que o Piauí tem recebido nos últimos dias, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente alertou para mais precipitação. O Centro de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil alertou para as condições de risco potencial para chuvas intensas no Piauí nas próximas 24 e 48 horas.

Reprodução/Werton Costa
Piauí terá mais chuva nos próximos dias

Quem explica é o climatologista e representante da Defesa Civil, Werton Costa: “Sabemos que a temperatura do oceano Atlântico está bastante elevada e isso alimentou o fenômeno da banda dupla da Zona de Convergência Intertropical. As áreas favorecidas por esse aumento de umidade são basicamente o território do Entre Rios, a faixa metropolitana, a região dos Cocais, Carnaubais, a região Cerradeira e Sertaneja, especificamente o entorno entre Palmeirais e Floriano, região da Serra da Capivara, Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Vale do Canindé”.

A Defesa alertou para as condições de risco potencial nas estradas, alagamentos em áreas urbanas e pediu cautela redobrada nas áreas de banho.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.