Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parte da PI-245 desmorona devido às chuvas e Prefeitura de Itainópolis decreta estado de emergência

Por causa das chuvas registradas ontem (02), o Riacho Baixa das Confusões invadiu a pista, causando o desmoronamento de parte da PI-245.

03/04/2024 às 12h01

A Prefeitura Municipal de Itainópolis, localizada a 366 km de Teresina, decretou estado de emergência, nesta terça-feira (02), devido aos estragos provocados pelas chuvas registradas na cidade nos últimos dias, incluindo o desmoronamento de parte da PI-245, principal via de acesso ao município.

Parte da PI-245 desmorona devido às chuvas e Prefeitura de Itainópolis decreta estado de emergência - (Reprodução/Cidadesnanet) Reprodução/Cidadesnanet
Parte da PI-245 desmorona devido às chuvas e Prefeitura de Itainópolis decreta estado de emergência

Segundo moradores, por conta das chuvas de ontem, o Riacho Baixa das Confusões invadiu a pista, provocando a abertura de uma cratera em uma das faixas da rodovia.

Em nota, a Defesa Civil de Itainópolis informou que as chuvas causaram o rompimento da barragem de Ingazeira, localizada em Massapê do Piauí, resultando no aumento do volume de águas do Rio Itaim. Diante disso, o órgão pede que a população que reside, trabalha ou mantém alguma atividade nas proximidades de rios e riachos no município estejam em alerta nos próximos dias para possíveis enchentes e alagamentos.

Parte da PI-245 desmorona devido às chuvas e Prefeitura de Itainópolis decreta estado de emergência - (Reprodução) Reprodução
Parte da PI-245 desmorona devido às chuvas e Prefeitura de Itainópolis decreta estado de emergência

A prefeitura decidiu também suspender as aulas nas escolas da rede pública de Itainópolis até a próxima sexta-feira (05). Segundo o decreto, muitas estradas que ligam a zona rural à sede de Itainópolis estão alagadas, impossibilitando o tráfego dos ônibus que fazem o transporte escolar dos alunos dessas comunidades para as escolas.

A reportagem do O Dia entrou em contato com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI), responsável pelo trecho da PIU-245, que informou que equipes de engenharia, conservação e manutenção do DER-PI já atuam no trecho próximo à cidade Itainópolis.

“Por conta do grande volume de chuvas o pavimento teve prejuízos e parte do acostamento cedeu em consequência das erosões. Mas o trecho será sinalizado e o DER trabalha para restabelecer o tráfego no local e assim garantir a segurança aos usuários da rodovia”, comunicou o DER por meio de nota.