Alunos da rede municipal de ensino de São João da Serra estão sendo transportados em veículos de carroceria modelo D-20. A denúncia foi apresentada ao Ministério Público estadual pelo vereador Herbert Torres Mendes (MDB), onde foram apresentados imagens e vídeos das irregularidades. O parlamentar disse que os veículos não apresentam segurança e não oferecem dignidade aos estudantes.
LEIA TAMBÉM
Segundo a denúncia, o transporte escolar em veículo pau de arara é realizado desde 2021 e alvo de reclamações dos pais das crianças. O parlamentar explicou há dez dias das eleições, uma van foi encaminhada para a rota, mas quebrou quatro vezes no período.
Um vídeo encaminhado pelo parlamentar mostra crianças no veículo aberto. O veículo faz o percurso de 18 quilômetros, saindo do povoado Camponesa, e passa pelas localidades Cruzeiro, Extremas, Calumbi e vai até a zona urbana do município. As aulas são no turno da manhã. Confira a seguir:
O DIA tentou contato por telefone com a Prefeitura de São João da Serra, mas as ligações não foram atendidas.
O que diz a lei
A legislação sobre transporte escolar defende que apenas veículos seguros como ônibus, vans, kombis e embarcações são permitidos. Em algumas regiões, devido as estradas precárias, o Detran autoriza o transporte de alunos em carros menores – o que não é o caso de São João da Serra.
São João da Serra
A cidade de São João da Serra fica localizada a 130 quilômetros de Teresina. O município tem 6.122 habitantes e é governador pelo prefeito Joãozinho Manu, que foi reeleito no último domingo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.