Uma onda de calor na Índia resultou na morte de pelo menos 33 pessoas, incluindo funcionários eleitorais, nos estados de Bihar, Uttar Pradesh e Odisha nesta sexta-feira (31). A região continua enfrentando temperaturas extremas que devem persistir até sábado (1º), segundo autoridades.
A capital, Délhi, registrou a temperatura mais alta do país nesta semana, com 52,9°C. No entanto, essa leitura está sendo verificada pelo Departamento Meteorológico da Índia (IMD). Apesar de uma previsão de queda de temperatura no noroeste e centro da Índia, o leste do país deve continuar enfrentando a onda de calor pelos próximos dois dias.
Em Bihar, 14 pessoas morreram na quinta-feira, incluindo 10 envolvidos na organização das eleições nacionais. Os funcionários eleitorais frequentemente precisam trabalhar ao ar livre o dia todo. Uttar Pradesh também registrou nove mortes entre funcionários eleitorais nesta sexta-feira, além de 23 pessoas que estão sendo tratadas por suspeita de insolação.
Em Odisha, dez mortes foram registradas em um hospital de Rourkela na quinta-feira. O governo local desaconselhou atividades ao ar livre entre 11h e 15h, horário de pico das temperaturas.
No estado vizinho de Jharkhand, três mortes por suspeita de insolação foram reportadas pela mídia local. Em Délhi, além das altas temperaturas de 45,4°C, a cidade enfrenta escassez de água e mortes de animais devido ao calor. O zoológico de Délhi adotou medidas para aliviar o sofrimento dos animais, como o uso de piscinas e aspersores, além de uma dieta líquida e rica em água.
LEIA TAMBÉM
Ásia registra temperaturas recordes
As temperaturas recordes estão afetando bilhões de pessoas na Ásia, uma tendência exacerbada pelas mudanças climáticas causadas pelo homem. O Paquistão, vizinho da Índia, também registrou temperaturas extremas e aumento nos incêndios florestais. A Índia, terceiro maior emissor de gases de efeito estufa, se comprometeu a atingir a neutralidade de emissões até 2070.
Enquanto o calor afeta grande parte do país, os estados de Manipur e Assam foram atingidos por fortes chuvas após o ciclone Remal, resultando em inundações. As chuvas de monções também chegaram ao estado de Kerala dois dias antes do previsto.
___________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.