Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Canal para denúncias de maus-tratos a animais é lançado no Piauí; saiba o número

Nesta terça-feira (04), é comemorado o Dia Mundial dos Animais de Rua. Em alusão à data, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI) lançou um canal especializado para denúncias de maus-tratos a animais no Estado. A ação faz parte do projeto “Amor sem raça definida”, que tem como objetivo promover a valorização dos animais e promoção dos seus direitos.


Leia também: Projeto de Lei proíbe que pessoa condenada por maus-tratos tenha cargo público no Piauí 

Para registrar uma denúncia, basta entrar em contato pelo número (86) 98112 9958, que também atende por meio do WhatsApp. Agora, além do canal da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o Disque Denúncia passa a ofertar mais um suporte na proteção e defesa dos animais no Piauí.

(Foto: Reprodução/Adobe Stock)

“Essa é uma forma de termos uma escuta ativa da sociedade civil, apurar as infrações aos direitos e bem-estar dos animais e também de encaminhar as denúncias aos órgãos competentes, principalmente à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. 

Dia Mundial dos Animais de Rua

A data foi instituída inicialmente na Holanda como uma forma de conscientizar as pessoas em relação ao número de animais abandonados no país. Posteriormente, a data foi adotada em todo o mundo e hoje busca dar atenção aos animais que vivem em situação de risco.

Dentre as ações que podem ser feitas para ajudar os animais, levar ao veterinário, realizar uma campanha de adoção e ajudar uma instituição que cuida dos bichinhos são algumas das opções. 

Em Teresina, a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), uma entidade sem fins lucrativos, atua há 15 anos com o fim de proteger e assistir os animais vítimas de maus-tratos e abandono. A entidade conta com doações de rações, materiais de limpeza, jornais, medicamentos, ajuda financeira e trabalho voluntário para continuar existindo. Para ajudar, clique aqui.

Encontrou um animal abandonado? Saiba o que fazer

1 - Verifique

2 - Localize o dono

​É possível que ele tenha fugido e se perdido ou que os responsáveis estejam aflitos para encontrá-lo.

3 - Prepare o animal para um Lar Temporário

4 - Divulgue​