O Governo do Piauí propôs, durante reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp) nessa quinta-feira (22), que os servidores públicos estaduais tenham um reajuste de 5,35 por ano, até 2026, totalizando aproximadamente 17% ao longo de dois anos. A reunião contou com a presença de secretários estaduais e representantes das categorias sindicais dos servidores.
LEIA TAMBÉM
De acordo com as informações, o aumento será concedido aos servidores públicos estaduais na ativa, os inativos, e a servidores administrativos, técnicos e demais áreas. Além disso, o reajuste apresentado está acima dos 4,62% registrados pela inflação.
A secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, destacou os trabalhos da Menp no sentido de aproximar o Poder Executivo dos representantes sociais para a resolução de demandas dos servidores.
A proposta de reajuste e o percentual respeitam, segundo o secretário de Administração Samuel Pontes, as diretrizes estabelecidas pela Comissão de Gestão de Finanças e Resultados (CGFR). Ainda segundo ele, as recentes decisões foram baseadas no respeito à política financeira e controle dos gastos públicos, na necessidade da tomada de decisão com prudência quanto ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Essa foi a segunda reunião da Menp e foi conduzida pelos secretários Samuel Nascimento e Núbia Lopes. Participaram representantes de 38 entidades sindicais.
LEIA TAMBÉM
Rafael Fonteles destaca melhoramento de proposta
O governador Rafael Fonteles afirmou que o Governo do Estado está trabalhando para equilibrar as contas públicas para que, assim, o reajuste geral anual de 5% aos servidores estaduais, proposta pela equipe econômica, possa ser cumprida e, além disso, ser até mesmo melhorada.
Ele pontuou que o reajuste geral anual é pauta importante da gestão estadual, a medida que ela afeta não somente os servidores públicos, mas também uma série de investimentos em todo o Piauí.