Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IPTU 2024 em Teresina deverá sofrer reajuste de 4,72%, diz secretário-executivo

Um decreto deverá ser publicado e irá deliberar acerca da data de vencimentos com desconto para a cota única e sobre a opção de parcelamento.

03/01/2024 às 15h40

O secretário-executivo da Secretaria de Finanças, José Maria, disse em entrevista ao PortalODIA.com que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Teresina deverá sofrer um reajuste de 4,72% em 2024. As declarações foram dadas nesta quarta-feira (3).

Conforme o gestor, o IPTU de Teresina em 2024 não sofrerá mudanças significativas quanto ao ano anterior, sendo impactado apenas com o acréscimo definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial, o IPCA-E, ao qual ficou acumulado em 4,72% sobre os meses de 2023.

IPTU em Teresina deverá sofrer reajuste de 4,72%, diz secretário-executivo - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
IPTU em Teresina deverá sofrer reajuste de 4,72%, diz secretário-executivo

O IPTU vai ser igual ao do ano passado somente com o acréscimo do IPCA-E, que é o índice da atualização monetária que deu 4,72%. Esse aumento acontece todo o ano, o de atualização monetária, sendo o acumulado entre os meses de 2023. Não teve nada de planta genérica de valores ou nada que foi especulado no ano passado

José MariaSecretário-executivo da SEMF

José Maria destacou, ainda, que terrenos que passaram a ser residências ou prédios, por exemplo, deverão ser tributados de forma diferenciada no IPTU 2024.

“Nesse ano de 2023 foram construídas casas em terrenos, então esse imóvel vai ter uma tributação diferente, pois saiu de terreno para residência, bem como as atualizações cadastrais. Os imóveis que foram acrescentados a cidade”, relata.

Cronograma de pagamentos

Sobre o cronograma de pagamentos do IPTU 2024 de Teresina, o secretário-executivo afirmou que a previsão é que o vencimento da cota única com desconto seja entre os meses de abril ou maio deste ano. Como de costume, haverá ainda a possibilidade de dividir o imposto em pelo menos seis parcelas.

“Normalmente o pagamento é feito em seis parcelas. A data do vencimento da primeira parcela ainda não está definida, mas deve ser entre abril ou maio, mas ainda não está definido. Um decreto assinado pelo secretário e o prefeito deverá ser publicado definindo esses vencimentos e o desconto da cota única”, finalizou.

Com edição de Nathalia Amaral.