Nesta quinta-feira (31) Teresina recebe a primeira visita presidencial do terceiro governo Lula. Na agenda, o presidente deve estar presente em dois atos na capital. Pela manhã, por volta das 10h30, Lula participará do lançamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí, no Centro de Convenções de Teresina. E durante a tarde, o chefe do executivo estadual vai lançar o programa Brasil sem Fome”, no Teresina Hall, às 16h.
No Piauí, o Novo PAC deve investir R$ 56,5 bilhões em obras e serviços para beneficiar a população piauiense. No conjunto de obras do programa, estão as mais importantes para o Piauí, como a duplicação da BR 343 (Teresina - Altos), a Ccnstrução da BR 330 (Divisa MA - Entroncamento PI 392 - Entroncamento PI 397 e Ponto de Ribeiro Gonçalves), a adutora de Jaicós, a Barragem Nova Algodões e moradias do Minha Casa, Minha Vida.
Após o lançamento do Novo PAC, Lula participa de um almoço oferecido pelo Governador Rafael Fonteles, por volta das 13h. Às 16h, é a vez do presidente lançar o Plano Brasil Sem Fome, que visa tirar o Brasil do Mapa da Fome. Essa é a meta, prevista para ser alcançada pelo programa até 2030. Os últimos indicadores mostram que em 2022 havia 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no país.
O lançamento contará com representantes dos 24 ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). O plano integra 80 ações e programas do Governo Federal, com mais de 100 metas organizadas em três eixos principais:
- Acesso à renda, ao trabalho e à cidadania
- Alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo
- Mobilização para o combate à Fome
De Teresina, Lula deve embarcar para Fortaleza às 18h, onde cumprirá agenda pela noite na capital cearense, por volta das 19h.
Esquema de segurança para a visita presidencial
O aparato de segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre agenda durante esta quinta-feira (31) no Piauí, contará com mais de 1 mil policiais. O esquema de segurança envolve Polícia Federal, Gabinete de Segurança Institucional, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.
O comandante explicou que será realizado patrulhamento aéreo com a aeronave da PMPI e terrestre com o motopatrulhamento, cavalaria e viaturas distribuídas pelas ruas da capital.