O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma portaria que define os termos de compromisso para a expansão do programa Luz Para Todos em algumas regiões do Brasil. Até 2025, o Governo Federal pretende fazer 105 mil novas ligações nos estados do Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima. As informações constam no Diário Oficial da União do dia 17 de novembro.
LEIA TAMBÉM
O destaque é que o Piauí será o segundo maior beneficiado com o programa, com 23.728 novas instalações, perdendo apenas para o estado do Pará (55.362). Desse total, 22.011 ligações são do formato tradicional e 1.717 conexões deverão ser de energia fotovoltaica, fonte renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade.
Atrás do estado piauiense temos ainda Rondônia, onde cerca de 10.477 habitações serão beneficiadas com o programa Luz Para Todos, seguido de Roraima, com 10.279 ligações, e, por fim, o Acre com 5.337 instalações.
Universalização do acesso à energia
O órgão ministerial aprovou, em outubro deste ano, o orçamento de 2024 do Luz Para Todos. Com isso, estão previstos cerca de R$ 2.5 bilhões para o programa de universalização do acesso à energia elétrica. A previsão do Governo Federal é que até 2 milhões de pessoas sejam beneficiadas até 2026, incluindo a população rural, em especial no Norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal.