Portal O Dia

No Sul do Piauí, umidade pode chegar a 12% neste fim de semana

A umidade relativa do ar no Piauí pode chegar a 12% neste fim de semana. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que emitiu três alertas para baixa umidade, atingindo principalmente a região Sul do Estado. 

Assis Fernandes/ O DIA
Umidade pode atingir 12% em cidades do Sul do Piauí

Dois alertas laranjas, que indicam grande perigo, foram emitidos no início da manhã de hoje e seguem até as 19h de domingo (24). Eles apontam que a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, causando riscos de incêndios florestais e à saúde humana. Ao todo, 56 cidades do sul e sudoeste piauiense deverão ser afetadas (veja lista no final desta matéria).

Já o alerta amarelo, que indica perigo potencial, foi emitido na última quinta-feira, dia 21, e segue até as 22h de amanhã. Este alerta informa que a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% em praticamente todo o estado, especialmente nas regiões norte, centro-norte e sudeste piauiense. 

Reprodução/INMET
Piauí está com três alertas para baixa umidade neste fim de semana

Neste período, em que as ondas de calor tem se tornado cada vez mais frequentes, a baixa umidade do ar gera preocupação uma vez que pode causar danos como ressecamento das mucosas das vias aéreas, além de maior dispersão de gases poluentes. Vale lembrar que a umidade relativa do ar tem sido ampliada pelo fenômeno El Niño no Piauí, que altera a circulação atmosférica e aumenta as temperaturas. 

Diante do calor e tempo seco, a orientação é que as pessoas bebam bastante líquido, evitem exposição ao sol e atividades físicas nos horários mais quentes do dia e usem hidratantes e/ou protetores solar para evitar adoecimento em razão da alta incidência de raios ultravioleta.

Infografo
Orientações para população durante tempo seco

Cidades em alerta laranja para baixa umidade: