O B-R-O BRÓ, denominação dada ao período que compreende os quatro últimos meses do ano no Piauí (setembro, outubro, novembro e dezembro), começa oficialmente nesta sexta-feira (1º). Porém, os piauienses já estão sentindo as altas temperaturas desde o início de agosto. E de acordo com o climatologista Werton Costa, o B-R-O BRÓ deste ano deve ter ondas de calor com temperaturas acima da média, beirando ou até superando a casa dos 40º.
Leia também: Temperatura pode ultrapassar os 40º C no Sul e Sudeste do Piauí
O climatologista afirmou ainda que as altas temperaturas devem atingir o “pico no decorrer de outubro".
Algumas cidades do Estado já registraram em agosto temperaturas superando os 40º. No dia 22, os municípios de Oeiras e Floriano atingiram 41°C e 40°C, respectivamente. Outras cidades, como Bom Jesus (39 °C), Alvorada do Gurguéia (39 °C) e São João do Piauí (39 °C) estiveram beirando os 40º. Porém a sensação térmica pode ter superado este índice. “Nós tivemos casos de várias cidades chegando próximo desse patamar ou até superando. Principalmente porque (neste ano) nós tivemos um tempo muito mais seco”, avalia.
As altas temperaturas devem ser acompanhadas da baixa umidade do ar. Por isso, há o alerta para os cuidados com a saúde. As pessoas devem beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Outro fator que requer alerta no período do B R O BRÓ é o aumento de focos de calor e queimadas. “A medida que a estiagem avança, a condição de secura e aridez, nós observamos um padrão de inflamabilidade que cresce, potencializando a ocorrência de incêndios e queimadas”, diz o assessor da Sedec.
Entenda o El Niño
O fenômeno caracteriza-se pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico tropical, impactando significativamente o clima global. Embora seja um fenômeno que ocorra a uma distância considerável do Piauí, ele tem o papel de inverter o movimento das correntes de ar que transportam a umidade do ar para o interior. Isso faz com que as temperaturas se elevem sobre as regiões Norte e Nordeste.