Portal O Dia

Onda de calor: temperatura deve subir até 5°C em 134 cidades do Piauí

Os teresinenses foram surpreendidos na noite desta sexta-feira (11) com uma forte chuva. Apesar de ter durado pouco, a precipitação foi suficiente para formar pontos de alagamentos em várias regiões da cidade. Uma chuva forte em pleno B-R-O-Bró chamou a atenção de quem vive na capital piauiense, mas o episódio foi isolado e o restante do Estado está, na verdade, em alerta para uma onda de calor extrema nos próximos dias.

A informação divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que pelo menos 134 municípios piauienses terão uma forte de calor nos próximos dias. O fenômenos levará ao aumento considerável da sensação térmica, já característico do período mais quente do ano em diversas regiões do Estado.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Onda de calor: temperaturas devem subir até 5 graus em 134 cidades do Piauí

A onda de calor deverá atingir cidades do Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do Piauí, segundo o alerta do Inmet. A previsão é de que as temperaturas fiquem até cinco graus acima do normal esperado para o período entre os próximos dois ou três dias. O Instituto alerta à população das áreas afetadas para que contate a Defesa Civil em casos extremos, já que a baixa umidade do ar, sobre a qual também existe alerta para o Estado, somada ao aumento do calor facilitam a ocorrência e propagação de incêndios.

Entre os municípios que serão afetados pela onda de calor no Piauí estão Acauã, Corrente, Floriano, Picos, Oeiras e São João do Piauí. Vale lembrar que, recentemente Oeiras e São João figuraram entre as cidades mais quentes do Brasil com temperaturas ultrapassando os 40°C e a umidade do ar em situação crítica.

Arquivo O DIA
Onda de calor: temperaturas devem subir até 5 graus em 134 cidades do Piauí

Chuva em Teresina foi explicada por canal de umidade

O Portalodia.com já havia revelado que o mês de outubro deste ano seria marcado por episódios de chuva mesmo sendo considerado o pico do B-R-O-Bró. Em entrevista, o climatologista Werton Costa explicou sobre a formação de canais de umidade e a formação de nuvens de chuva sobre a capital e parte do Piauí. As precipitações seriam influenciadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que que pode trazer episódios de temporais acompanhados de ventos fortes e raios.

Em Teresina na noite desta sexta (11) houve a formação, segundo Werton, de uma nuvem chamada de Cumulunimbus, conhecida como nuvem de tempestade. Foi ela a causadora da precipitação repentina que surpreendeu a capital. O climatologista diz que foi apenas a primeira nuvem da temporada a se formar sobre Teresina e que outros episódios de chuva devem acontecer neste mês.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.