A instalação de um Parque de Produção de Hidrogênio Verde na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba recebeu nesta quinta-feira (16) licença ambiental prévia emitida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O governo liberou ainda a instalação de um Parque de Produção de Energia Solar.
O governador Rafael Fonteles (PT) comemorou a licença ao explicar que o projeto tem potencial para ser o maior de produção de hidrogênio verde e derivados do mundo. Para ele, a produção será capaz de abastecer a indústria brasileira e ser exportada para a Europa. O governador ressaltou que serão mais de R$ 100 bilhões investidos no Piauí em toda a cadeia de produção do hidrogênio.
“O projeto, de quase 11 gigas de produção de hidrogênio, vai gerar uma quantidade enorme de derivados de hidrogênio verde, que vão servir tanto para exportação, como também para nossa indústria nacional, que está em processo de descarbonização. Essa instalação será na ZPE de Parnaíba, ao lado do nosso Porto de Luís Correia, onde já estamos planejando as próximas etapas com o terminal de amônia para exportação”, disse o chefe do Executivo piauiense.
LEIA TAMBÉM
A legislação ambiental do estado, que passou por atualizações na gestão de Rafael Fonteles, colaborou com a licença, segundo o secretário de Meio Ambiente Daniel Oliveira. Ele defendeu que a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento do estado devem dialogar entre si.
“Aperfeiçoamos a legislação estadual e chegamos a uma nova resolução no âmbito do Conselho Estadual do Meio Ambiente para unir duas agendas importantes: a preocupação ambiental e a geração de renda e atração de investimentos. Esse empreendimento deve gerar mais de 4 mil toneladas de hidrogênio verde por dia”, detalhou o secretário.